sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Os irmãos Coen

Se os irmão Coen tivessem lido este post, o seu último filme não se chamaria "Queimar depois de ler" (no original "Burn after reading"), mas sim "Vomitar depois de ler" (Gregoriate after reading).

Sei que isto era suposto ser um blog de humor. Mas estou tão, mas tão revoltado, que, ao fim de 3 anos de existência do blog me vejo forçado a fazer aquele que, provavelmente, é o meu primeiro post sério!
A todos peço desculpa, mas tudo tem limites.

Numa altura em que o mundo inteiro atravessa uma crise económica (quase) sem precedentes, a RTP, uma televisão pública, no fundo paga por todos nós, contribuintes, e que devia fazer serviço público, despendeu, ontem, tempo, dinheiro e meios com uma reportagem no mínimo, chocante.

Na quarta-feira, num programa feito e torno da sua figura, esta... "senhora"...... esta "senhora", com desplante, gabava-se de viver com 400 euros por mês.

Num país que está em crise,com desemprego galopante, em que se passa fome, em que as taxas de juro aumentam todos os dias e em que grande parte das famílias não consegue liquidar as contas que lhe aparecem todos os meses (e apenas relativas a serviços básicos e essenciais), no qual muitos são obrigados a emigrar para poder ter comida, um mínimo de condições e sobreviver, há quem (uma gabarolas, certamente uma "nova-rica"), a gozar com o povo, se dê ao luxo de passar o dia a pensar em como vai esbanjar 400 euros por mês.
E a RTP dá cobertura a isto!

Desculpem, mas estou verdadeiramente revoltado!

Por macabra coincidência, exactamente no mesmo dia em que passava a reportagem sobre a luxuosa vida desta senhora, com um emprego trabalho que lhe rende mais de 2 euros à hora, felizmente também foi notícia um verdadeiro sofredor, um dos tais portugueses que teve que emigrar como única forma de alimentar os seus, um tal de Zé Mourinho, que, em resposta a um jornalista que dizia que lhe indicava a equipa que devia jogar se ele lhe desse um bocado dos miseráveis 9 milhões de euros que ganha por ano, o nosso Zé, pobre mas honrado, respondeu "Não são 9 milhões, são 11. E com a publicidade pode chegar aos 14 milhões!".

Reparem na diferença. Um homem pobre, do povo, no limiar da pobreza, que assume o pouco que ganha e a sua suada profissão.

Revoltado com tudo isto, decido pegar na ideia da RTP e fazer um programa idêntico, com o pobre e necessitado José Mourinho. Para retratar, com lealdade, os problemas porque passam milhares e milhares de portugueses (e não uma raríssima minoria, como a "Miss Joe Berardo" do programa da RTP).

O meu programa acompanhou um dia na calejada vida do emigrante José Mourinho.

Dia 1, dia de receber o ordenado. Acompanho José Mourinho ao Multibanco, para ver como gere ele as suas finanças e como conseguirá alimentar as bocas esfomeadas que tem em casa, com o insignificante (e quase transparente) milhão de euros que tem disponível por mês.

José Mourinho (JM) - "Bem, aqui estamos, no Multibanco.... vou fazer uma consulta de movimentos..."
Repórter (R) - "..."

JM - "Desculpe... não trouxe os óculos... pode-me ver que números pequeninos são estes aqui?"
R - "...Claro! Hmm... 910.000 euros... transferência de ordenado"
JM - "Filhi di putani! Mato-me a trabalhar, longe do meu país, a pôr gajos a correr duas e às vezes até 3 horas por semana, para isto..."

JM - "E isto aqui? E isto aqui?? Estes números muito pequenos???"
R - "135.800 euros... crédito de juros do mês anterior.."
JM - "Sacanas! Mafiosos xupistas! Como é que eu posso pagar a escola dos miúdos com isto?"

R - "Ah, não estão numa escola pública...?"
JM - "Que estupidez! Mas você é português, ou quê?!? É privada! Comprei uma escola só para eles!"

JM - "E isto? E isto? Também são números??? Estes gajos dos bancos são piores que os dos seguros!!!"
R - "12.500 euros... cabeleireiro"
JM - "Oh, Matilde! Mas quantas vezes é que eu já disse àquela mulher para usar o porta-moedas multibanco para despesas pequeninas???"

64 sorrisos:

bono_poetry disse...

este post prima pela possibilidade de te premiar com uma panoplia de palavras preparadamente principiadas pela letra p...de psqueospariu...temos de criar alternativas e o teu blog e uma delas...ah portugal portugal do que e que estas a espera?

Teté disse...

De princípio, pensei que a RTP tinha entrevistado uma maluca, porque de facto há sempre um maluco para tudo. Não faço a menor ideia como é que uma pessoa pode sobreviver com 400 euros (ou 426? creio que é esse o ordenado mínimo nacional). Bom, não interessa!

Mas na verdade a diferença actual entre ricos e pobres está a atingir proporções abismais, o que, no mínimo, é confrangedor...

E do Mourinho toda a gente sabe, de alguns nem se suspeita... continuam a fugir ao fisco de todas as maneiras e feitios! E, no final, somos sempre os mesmos a pagar!

Beijoca!

Vitória disse...

Tens toda a razão de estares revoltado, como pode o pobre homem pagar as viagens, vivendas, carro com o euribor a subir desta maneira, é de ir ás lágrimas, estou emocionada e partilho contigo esta dor.;P

Beijo sorridente

Susana disse...

tadito do xô zé mourinho... tanto sofrimento que deve ser para sobreviver com tão pouquito... acho que vou ajudá-lo e me vou propor a trocar de vida com ele:)

Vício disse...

depois de tudo isto acredito que essa senhora para alem de se gabar dos 400 euros é bem possivel que faça aldrabice na declaração de rendimentos e declaro o dobro ou mais!

maria inês disse...

"*"#!"&#"#... nem consegui ler o post, esta foto depois do pequeno almoço é vómito mesmo!

Maria Cristina Amorim disse...

Pois é , tenho pena mas não vi a tal reportagem....mas é que estes pobresinhos até me doem no coração de tão pouco dinheirito que têm por mês.
Beijos e tem calminha contigo está bem?

BlueVelvet disse...

Raramente vejo televisão, mas por mero acaso julgo que vi a reportagem que referes.
Não é a daquela senhora que vai a casa tratar dos velhotes doentes que estão acamados?
Fiquei comovida com a dedicação da senhora, e revoltada com o dinheiro que recebe.
Se queres que te diga, o ordenado do Mourinho já nem me incomoda, de tão habituada que estou de ouvir os números astronómicos que essa gente ganha.
O que me revolta é o que ganham os que realmente trabalham.
Na verdade só levando a coisa para o deboche total com agraça que te é habitual.
Beijinhos e bom fim-de-semana

Miguel disse...

Para mim o que se ganha no futebol é proporcional à estupidez..

Ganham que se fartam só por correr.. e quem passa metade da vida a estudar e a investigar para a cura das doenças? :(

enfim...

abraço

Marisa disse...

Viver com 400 euros por mês? Há pessoas que se gabam disso? Se calhar estava revoltada e não se expressou bem, só pode!
Quero o ordenado do Mourinho. Todo não. Um terço vá, que eu contento-me com pouco (mas não com 400 euros)! :P

Legião da Sombra, escombros e mesmo também debaixo de algumas pedras (Cpt. Xilema, FOX, Messias, Marcx e Soninho) disse...

Eu não duvido que se consiga (sobre)viver com 400 euros por mês!! É fácil, não se pode ter carro, gastar dinheiro em rendas ou água e luz, não ter TV por cabo e não fumar ou beber café nem uns finos. Nem ir de férias ou ter que usar transportes públicos para ir para o trabalho! Fácil!!! É verdade que para um Zé que ganha 910.000 euros é complicado porque tem que pagar uma renda muito cara, pagar a escola ainda mais cara, comprar roupa muito mas muito cara, e manter uma mulher que nada mais faz do que compras nas melhores lojas do mundo!!! Complicado mas eu preferia os 910.000 euros!!!

Uma coisa sei, as coisas estão complicadas ponto final!

É também é verdade que nós, Portugueses, somos culpados por tudo isso!!!

Somos nós que quermos enganar o cliente sempre que se pode, somos nós que sempre que possível arranjamos um esquema para não pagar a sport tv, ou para ver os canais de porno de borla (isso sim é um investimento a sério!!!) ou comprar um carro e casa acima das possibilidades porque o vizinho tem um modelo melhor que o nosso!!!
Nós votamos no sócras (sim ele está lá porque o nosso sistema é a democracia e por isso a maioria voteu nele.. não se iludam!!!!)

Cpt. Xilema

Anónimo disse...

A única coisa que lamento, depois de ter lido este excelente post, é que tenha sido escrito no Dia do Sorriso.
Num blog com este nome, estava à espera de uma boa piada e não do relato sobre a infâmia em que este +aís se tornou.

Canuca disse...

Tens a certeza que este post é sério? lolol.

Esta senhora e muitos outros portugueses, são autênticos artistas de circo, pelas acrobacias que conseguem fazer com tão pouco...

Ainda hoje falei à hora de almoço com uma amiga, que o que me assusta n é a pobreza que se cruza connosco na rua todos os dias, mas sim a encoberta, aqueles que n aparentam ser pobres, mas n têm o que comer e cada vez há mais gente assim.

Beijinho

Bernardo disse...

Sorrisos!

Antes de mais devo dizer que expliquei num comentário feito no post anterior a razão da minha ausência. Comentário esse que passou despercebido. Tão despercebido que nem obteve resposta. Estou, portanto, deveras chateado.

Depois devo confessar que isto é um bom post, mas como estou chateado, aproveito e mando o José Mourinho enfiar o dedo no rabo, pode ser que ao mesmo tempo cuspa notas. E depois partilha-as connosco. (Estou a gostar extremamente de falar assim tão correctamente).

Abraço

Gi disse...

Se essa senhora trabalhasse como as pessoas não se gabava!

Carloressu disse...

a vida de emigrante é muito difícil. Defendo já a criação do movimento de apoio à vida do José Mourinho (MVAJM. Para que este humilde trabalhador possa ter uma vida condigna que qualquer ser humano merece...

Anónimo disse...

Bem eu ffiquei com tanta pena do sr. Mourinho, tanta mas tanta pena, que estou a pensar em convidá-lo a vir cá para casa e dividimos a despesa a meias... 75%das despesas para ele, 25% para mim, parece-me bem!

Susana disse...

feliz dia do sorriso;)

SandraIsa disse...

É triste...

Sabes o que eu gostava mesmo?
Que aquela senhora, a da 1ª foto, fizesse aquele serviço em cima da cabeça dos nossos governantes!!!

Cambada de fdp...

Beijinhos pa ti ;)

Li disse...

Ah pois é...ganhar mais de 2€ à hora não é pa qualquer um...é preciso classe...:S...pfffffff...uns c tanto e outros c tao pco...:S

bjitos

Tá-se bem! disse...

Quase que tive que chamar pelo gregório!! :o (raio de imagem asquerosa blerggggggg)

Eu acho que vi essa reportagem e até pensei.. ahh até nem está mal.. há chefes de família a ganhar bem menos e para alimentar mais!

Dizem que ainda vai piorar...

Gostei deste post à séria man, um gaijo tem de variar.. :)

Abraço :)

Sorrisos em Alta disse...

Bono_poetry,

P... pp... ppp....p....pp... pá!
Parabéns pelas palavras!
Parece que percebes o que se passa por Portugal, parceiro!
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Teté,

O ordenado mínimo são os 426. Com os descontos, limpos ficas com uns 387.
Só isso, gasto em tremoços... pagar o resto como???

Beijoca

Sorrisos em Alta disse...

Vita,

Eu nem dinheiro tenho para ir às lágrimas, quanto mais ao resto...
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Susana Catarino,

Acabas de subir 300% na minha consideração!
Que espírito de sacrifício! Que humanismo! Que bondade!
É lindo de ver nos dias de hoje!!!

;o)

Beijinho

Sorrisos em Alta disse...

Vício,

Aposto que com o que ganha tem um dos maiores escritórios de advogado e uma das maiores empresas multinacionais de auditoria e contabilidade a tratar-lhe já disso..

Sorrisos em Alta disse...

Inês,

A sorte da senhora da foto foi precisamente essa. Se fosse antes do pequeno almoço, não tinha nada para vomitar...

Sorrisos em Alta disse...

Pandora,

Obrigado!
Mas entretanto, recebi.
Estou muito mais calmo!
;o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

BlueVelvet,

também pouca TV vejo e também só por mero acaso vi o programa.
E estou contigo no resto: o que me faz confusão é a ginástica que tem que se fazer para viver com 387 euros (limpos) por mês.
O ordenado do Mourinho também não me rala. Se há alguém que decide que ele deve ganhar isso e lho paga, é porque o há-de merecer.
E quem sou eu para criticar?
Um dia o meu patrão pode ter que fazer cortes no ordenado e posso vir a ter que ganhar apenas o mesmo que o Zé. Por isso, não vou gozar com tão curto salário.

Beijinhos
E um sorriso

Sorrisos em Alta disse...

Miguel,

Mas olha quem que passa metade da vida a estudar é porque não deve ser também muito esperto...
Com 50 anos e não conseguir passar de ano e a partilhar a carteira da escola com crianças...

,o)

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

marisa,

A pobre da senhora não se estava a gabar. Foi obra do meu feitiozinho...

O impressionante é que, no fundo, também não se queixava muito... (fora o que não podia dar ao filho...). É uma mulher e pêras!

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Cpt.Xilema,

É isso e mais nada!
mas quem só tem o ordenado mínimo, pouca coisa deve ter melhor que o vizinho (à excepção da prestação dos créditos...)

Sorrisos em Alta disse...

Carlos Barbosa de Oliveira,

Tens razão, amigo.
Tenho que melhorar este meu defeito, esta minha terrível mania de não querer ser previsível!
,o)

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Canuca,

TUDO aqui é extremamente sério!
;o)

A mim preocupa-me quem não tem mesmo para viver.
Quem não tem para comer porque está atolado em prestações para pagar o Mercedes e o Plasma que se FODA!


Beijocas

Sorrisos em Alta disse...

Bernardo!

O comentário não passou despercebido!
Apenas não tinha ainda tido tempo para o comentar.
Mas se já não tens tempo para ler os posts (que são extensos), não te queria obrigar a teres que ler ainda os comentários...

E pronto, podes voltar a escrever normalmente...
;o)

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Gi,

A senhora não se gabou.
mas também não reclamava.
E acredita que se mata a trabalhar.
A crítica era para o valor do ordenado mínimo, não para a senhora, que é quase uma heroína (não, não é no sentido de dever ser injectada...)
;o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Carloressu,

Estou solidário com ele.
Rezo para que o Boavista o contrate, para que ele fique bem na vida...

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Sónia Pessoa,

Só te ficam bem esses sentimentos.
Mas tem cuidado quando o levares aí a casa.
Com as dificuldades por que passa, é bem capaz de tentar roubar aí qualquer coisa...
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Susana Catarino,

Obrigado!!!
Mas como podes ver pelo post seguinte, o dia foi horrível!!!!

;o)

Beijinho
E um sorriso

Sorrisos em Alta disse...

San,

A maior parte deles já tem tanta m**** na cabeça, que fazer o serviço lá não ia adiantar muito...

,o)

beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Lilipat,

Também não exageres!
os 2 euros à hora são brutos!
Ainda há os descontos...

,o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Tá-se bem,

Agradeço, mas o post devia ter saído bem melhor.
Mas estive num jantar com a menina da foto e bebemos demais.
A meio do post, esqueci-me do que estava a fazer, maneira que ficou assim, para o incompleto...
;o)

Abraço

Moyle disse...

eu acho que deviam pagar 5 milhões por mês ao Mourinho e ele devia pô-los em bancos portugueses, para ver se equilibra a balança comercial portuguesa, pela quantidade de laca importada que a Manuela Ferreira Leite põe no cabelo.

Vida de Praia disse...

Enão onde é que está o post sério?... :-P

Sorrisos em Alta disse...

Moyle,

Ainda por cima é um desperdício!
Se a mulher está morta, enterravam-na e acabava-se logo a brincadeira!

Sorrisos em Alta disse...

Vida de praia,

Não fui eu!
Não sei de nada!
Não tenho nada a ver com isso!!!

,o)

fi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fi disse...

Então é assim que és, quando estás sério!!!!
Esquece, volta a ser criança!!!
A foto 1, é forte/feia/gorda/nojenta/arrepiante/asquerosa/etc demais.

Rocket disse...

pois é, lá ive eu que emigrar para ter algumas refeições decentes...os lavagantes não me caíam no prato a horas...


abração

Sorrisos em Alta disse...

Fi,

Agradeço o apoio, mas foram só 5 minutos maus. Já estou "Peter Pan" outra vez!

A foto... a foto foi retirada dum poster que tenho na sala de refeições...
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Rocket,

Pela nova imagem, vejo que estás no céu!!!
;o)

Grande abraço

Carracinha Linda! disse...

A diferença entre ricos e pobres começa a ser um fosso de enormes dimensões.

Como é que uma pessoa pode sobreviver com 400 euros por mês? Não vive numa casa? Não come? Não gasta água? Nem luz?

E depois é ver o estado a querer gastar não sei quantos milhões num novo aeroporto (que a propósito não percebo: se vão fazer um novo aeroporto, então porque é que andam a fazer obras de alargamento no de Lisboa, alguém me pode explicar), na linha do TGV e outras coisas do género!

Enfim... isto está tudo virado do avesso!

Luis disse...

vidas dificeis.os 400 euros do ordenado da mulher deve ser o que o mourinho paga para a comida do caozinho que tem la em casa.

Eli disse...

Em Espanha lançaram um livro que está a ser um sucesso não só nesse país, mas noutros da União Europeia. Retrata a dificuldade dos jovens em viver com mil euros mensais de ordenado. Chamam-lhe a "geração mileurista", uma tradução para o livro em Portugal. Agora diz-me uma coisa, consegues perceber por que é que não teve saída (vendas) em Portugal?!

Pois é, os jovens não se identificam com ordenados de mil euros... por que será?!

Portugal quer acompanhar a União Europeia na evolução (de quê não sei) das estatísticas, leia-se aparências, mas quando falamos no que se ganha em relação ao poder de compra... só alguns (muito poucos) podem dar-se ao luxo de não pensar em dinheiro quando saem à rua, pois tudo se paga!

Enfim, mas se, nós portugueses em geral tivéssemos dinheiro também não o iríamos gastar em livros, mas teríamos mais à vontade para fazer créditos ainda maiores.

Somos pequeninos, mas pensamos grande!!!

Afinal não somos os pessimistas de que tanto se fala, senão ter-se-ia uma boa dose de realismo a aplicar antes de nos endividarmos para comprar um plasma... muito útil certamente...

Alonguei-me, eu sei, mas creio que já fazia falta a minha presença a deambular por estes lados.

O teu blog é dos mais visitados por mim senão O mais!!!

(Mesmo assim, raramente cá venho, heheheheheh)

:)

lampâda mervelha disse...

Eu-chulo-logo-vivo.

lampâda mervelha disse...

Olhá lá... agora fazes publicidade à La Redoute???????!??! Ao menos faz ao termómetro!

Sorrisos em Alta disse...

Carracinha,

A carteira do tuga está quase sempre do avesso... a ver se ainda anda lá alguma moeda escondida...
;o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Lâmpada,

Se eu soubesse como se exclui essa publicidade, já tinha ido à vida.

E já me tinha vingado: no site da La Redoute, aparecia escarrapachado o meu blog!!!

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Luís,

Por acaso, tenho algum respeito pelo Mourinho e não acredito que ele dê mesmo restos ao cão...
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Eli,

Da maneira como a minha vidinha anda, mesmo a vires "pouco" (dizes tu), ainda deves vir cá mais vezes que eu próprio!!!
;o)

Thanks!

Beijufa

lampâda mervelha disse...

Não sei o que é pior, se o Mourinho ainda armar-se em cagão (e já estamos fartinhos de saber que ele adora este jogo psicológico)... ou ouvir o tio Belmiro dizer que tem apenas 4 ou 5 fatos no roupeiro e que não muda de carro há 20 anos.... hum, que tal?

Quanto à louca.. pois, realmente... quatrocentos eurotes derrete um gajo em... em... não-sei-quê e vinho verde, assim numa só noite (caso seja necessário).

Sorrisos em Alta disse...

Lâmpada,

A culpa também é do pessoal que não sabe usar o dinheiro. Põe-se a esbanjar em comida e, quando dão por eles, já não dá para os bens essenciais, a pinga...

Abraço

Safira disse...

Epá, eu não suporto o Mourinho..,
viste o que fizeste??? Já me perturbaste. Agora n vou conseguir trabalhar mais durante o dia.

(obrigada, Sorrisos, obrigada)
Beijocas

Sorrisos em Alta disse...

Safira,

Lollllllllllll

De nada.
Também não o admiro por aí além. Gabo-lhe a inteligência, mas acho que ela não é realmente posta à prova quando o QI dos adversários é o de jornalistas desportivos, treinadores e futebolistas...

Beijinhos