domingo, 21 de setembro de 2008

As gordas

Para que não mandem boquinhas de que a minha leitura se resume ao catálogo da DMail e ao jornal O Crime ou de que aqui apenas se diz mal, este post é para dizer bem.

Não comecem já a rir. Também sou capaz de o fazer.

E, desta feita, vou dizer bem... dos jornais portugueses.

Sabe-se que a guerra entre eles é grande. Mas não obstante estarem quase todos a passar por grandes dificuldades financeiras, a verdade é que nenhum deles deixa de investir em pessoal, quando muitos outros fazem precisamente o contrário. E isso, é uma enorme virtude.

Apesar da crise, nenhum deles se poupa a meios para chamar a atenção de um possível leitor (pagante, de preferência). Para isso, além de pagarem aos jornalistas, contratam criativos, para elaborarem títulos que chamem a atenção e nos façam sonhar.

Tive a oportunidade de confirmar isso a semana que agora acaba. Uma gigantesca gripe, associada a um enormíssimo acervo de trabalho, deixou-me sem tempo para estar na blogosfera. A solução para saber o que ia acontecendo no país, foi ir dando uma vista de olhos pelos títulos dos jornais. As chamadas "gordas".

A criatividade dessas gordas é tão grande e tão fascinante, que, perto delas, os delírios criados pela febre são uma brincadeira de crianças.

Vejam alguns exemplos:
(Destak, sexta, 19 Setembro 2008)
Assustei-me e abandonei o jornal assim que li o título.
Há já muito que não levo o carro quando vou sair e sei , que vou beber.
Ao ler isto, imaginei-me a ser parado, sóbrio, num auto-stop, com um polícia a dirigir-se a mim, fazer continência e a perguntar: "Boa noite. Esteve a fumar?"
De cigarro na mão, nem tive tempo para responder.
Algemaram-me e obrigaram-me a fazer um TAQ aos pulmões.
"Meu comandante, apanhámos outro fumador"
"Cadeia com esse malandro! Esses gajos não aprendem! Vai ter o que merece".

Estranhamente, nos jornais por onde passei os olhos, não dei por nenhuma boa notícia.

Pelo contrário, fiquei a achar que já todos se tinham passado. Incluindo o "Special One".
Imaginei o José Mourinho, com o seu famoso sobretudo, a rondar escolas e a olhar, lânguido, para a pequenada.
A meter-se com os petizes e a tentar atraí-los.
Esqueçam, é a minha imaginação que é demasiado fértil e devassa. Deve ter sido da febre e este título nunca poderia levar para esses caminhos:
(Record, quinta, 18 Setembro 2008)

Mas felizmente, nem todas as gordas eram sisudas. A seguinte, fez-me sorrir.

Foi com um sorriso na cara que imaginei mais uma inauguração pública.
Uma festa com todo o jet set nacional.
No final, já completamente embriagado, Manuel Alegre cospe o caroço duma azeitona, tentando acertar no caixote do lixo, a uma distância de uns bons sete metros.
Cavaco Silva, que se encontrava por perto, solta uma gargalhada (como se isso fosse possível) e remata "Eh, porco! És mesmo zarolho!!")
(Correio da Manhã, sábado, 13 Setembro 2008)

70 sorrisos:

Borboleta disse...

É a mais pura das realidades tristes e deprimentes...as noticias hoje em dia já não conseguem ser boas notícias.
Sabes o que me respondem quando coloco essa questão? "Ah e tal, as boas noticias não vendem!"

Tristeza!

As gordas servem apenas e só para fazer com que os jornalistas usem a imaginação e para aumentar a nossa capacidade de sermos preversos lolol

Lamentavelmente é assim o mundo em que vivemos...

Tu a recuperares da gripe e a ficares atrofiado de mente ou de ânimo...lolol

Se eu fosse a ti lia menos as gordas ;o)

Beijinhos

SandraIsa disse...

Oh sorrisos, olha bem pra aquele carrinho! :( Não se faz...

Quanto ás gordas, as noticias, essas são uma porcaria, é tudo uma porcaria, o governo, o país, a televisão, os jornais ...

:||

Vitória disse...

Querido sorrisos, aconselho a ver só as imagens, ou seja, os bonecos..loool

Beijo sorridente

Anónimo disse...

zarolho... lol. Camões... HAHAHA! fizeste-me dar a chamada gargalhada de meia noite e meia (não sei o que é, por isso nem me perguntes)

Anónimo disse...

Mas qual é o parvo do redactor que vai publicar notícias boas?
Até porque isso não é, sequer, notícia.
Notícia é a gaja esventrada pelo chulo, o acidente com uma carrinha de emigrantes, com as tripas espalhadas numa auto-estrada espanhola, a Manuela Ferreira Leite a bocejar e os jornalistas a pensarem que ela vai falar, o polícia baleado na Cova da Moura (se bem que isso nem seja assim tão má notícia ahahah)...

Sorrisos em Alta disse...

Borboleta,

No meio das magras que li outro dia, havia uma notícia que dizia que um dos motivos pelos quais o desalento dos portugueses era maior, era o facto de só receberem notícias de violência e afins...

Obrigado pelo conselho!;o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

San,

Para que fique esclarecido: saquei a foto descaradamenre da net! Não fui eu o modelo, não sou eu que estou sentado no carro!
;o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Vita,

Agradeço a sugestão, mas eles estão cheios de fotos do Sócrates e do jet set. Ou seja, por aí também não me animo...
;o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Nuno,

LOL

EXCELENTE o trocadilho com a cena da expressão rir às 12 e quarenta e cinco!!!
(que também não sei o que é ou se existe sequer...)
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Opinador,

Entregassem-me um jornal para as mãos e havias de ver se não era possível ter sucesso (e fazer dinheiro) com boas notícias!

Não sei onde é que as ia arranjar. O importante mesmo é que me ponham um jornal nas mãos...

;o)

Abraço

mjf disse...

Olá!
Há gordas e...goradas!!!
Por vezes nem tudo o que parece é ;=)

Beijocas

Patti disse...

Boquinhas? Quem está a fazer uma 'boquinha' é a menina em cima do bólide. E vai lá ver do que se trata, que eu acho que é para ti.

Quanto aos outros senhores, é tudo uma questão de se saber fazer 'olhinhos' como deve de ser.

Legião da Sombra, escombros e mesmo também debaixo de algumas pedras (Cpt. Xilema, FOX, Messias, Marcx e Soninho) disse...

Desde já -"Sorrisos,gajo, men, bacano, dude, muito obrigado pelos comentários espirituosos no Nosso (toda a gente que queira promover o nosso nobre país faz parte da FUPAMP) blogue e pela inclusão do link na tua lista de blogues!"

É verdade que as únicas gordas que interessam são nos blogues com categoria e classe!!! Nos jornais serve apenas para induzir em erro o mais incauto leitor!!!

Cpt. Xilema

FUPAMP - O privilégio de ser um anexo de Portugal!

Vício disse...

cuidado com o colesterol psicológico! evita as gordas!

Luis disse...

é o fernando mendes que ta em cima do carro não é??

Sally disse...

ai que imagem horrivel!!!! lol

Carracinha Linda! disse...

Eu confesso: já nem leio jornais e evito os noticiários televisivos... É só notícias tristes ou então relatos de um acontecimento tão insignificante mas que decidem noticiar para preencherem espaço ou tempo de antena.

Assim, posso ficar um bocado ignorante, mas pelo menos não me deixo afectar pela depressão que a maior parte das notícias nos pode causar.

Bjs

Anita disse...

eu ia dizer para passares directamente para as imagens mas, elas são tão feias que nem dá gosto!!!

Beijinho

lampâda mervelha disse...

Olha'mesta gorda:

OCTOGENÁRIA CAI DO ELÉCTRICO E FICA CONTUSA.

Nota: No dia seguinte era um enorme pelotão do reumático a mandar-se do eléctrico abaixo, vá-se lá saber porquê....





O Cavaco comparou o Alegre ao Camões? Vazar-lhe um olho está fora de questão, não? Oh.. era só para fazer a coisa ficar mais verdadeira.

Atlantys disse...

Vá lá... Começaste mal com o título mas depois endireitaste caminho hahahaha
Tu não existes homem LLLOOOLLL

Moyle disse...

valham-nos as gordas porque se te dedicasses depois às mais magras entravas em depressão:)

Susana Anastácio disse...

clique!! :p*

Unknown disse...

O cavaco disse isso? Tás a gozar?!
Viva as gordas. ;)

Bjokas

A Professorinha disse...

Tantas gordas... realmente ler as gordas é uma actividade interessante...

Fica bem

ANDARILHO disse...

Mas o que tu tens estado a ler?? Não sabes ler jornais de qualidade? Aqueles que têm a actualidade toda que interessa, custam barato e que ainda oferecem uma revista ao Sábado? Pois claro: o 24 horas!! Na onda do 24, mas na versão online, tens sempre o meu blog, dá no mesmo.
Abr

Tá-se bem! disse...

Este povo quer é sangue!
Bom exemplo disso é quando há um acidente e fazem aqueles ajuntamentos que quase não deixam espaço para os bombeiros...

Ou quando acontece uma desgraça ao vizinho... :(

Eu por acaso sou do tipo de correr no sentido oposto... mas é só um acaso.. uma excepção, vá lá :p

Enganaste-me com as "gordas" magano ;) Já a sabes toda :p LoooooL

Abraço :)

BlueVelvet disse...

Ai minha nossa Senhora homem, olha que o Mr. Special ainda te põe um processo.
E depois não venhas dizer que a culpa é das gordas...
Veludinhos azuis

APO (Bem-Trapilho) disse...

ahaha basta veres-me de perfil! :)
bjo

Rosa disse...

Há coisas que me recuso a comentar... :D

André disse...

Isso é do que se vê mais, tudo serve para iludir o pessoal a comprar mais! Lembro-me agora de há uns dias na capa do recordo vir uma foto do Deco com a camisola do Sporting vestida e me perguntar quantos não compraram o jornal por pensar que o rapaz ia jogar para as bandas de Alvalade!

Teté disse...

Bem a conjugação das gordas e do delírio da febre, deu nesta... alucinação!

Bem, a da polícia a mandar parar um gajo na estrada e fazer-lhe o teste do fumo, parece-me que não será assim tão alucinada... já faltou mais!!! "Vai pára a pildra, bandalho, qué o que mereces por ser fumador!!!" (confesso que esta do bandalho saíu assim a "pedido" :)) e "Nã, esse gajo pode ir para casa, que só matou 3 vizinhos com uma caçadeira de canos serrados e... NÃO é fumador!"

Já o Mourinho a abrir o sobretudo às criancinhas... bom, foi o estado febril!

O Cavaco a rir, já agora em parceria com o Eanes, o Fernando Santos e o Saramago... xi, pá, estiveste mesmo na twilight zone!

As melhoras, Sorrisos!!! :)))

Beijoca!

Myllana disse...

hahaha...até que ela é sexy..........

bruuuuuuuuuuu..até parece :P

Da política ando mesmo por fora o que me vale é a net que fico a saber de tudo :)

Sorrisos pra ti!

Legião da Sombra, escombros e mesmo também debaixo de algumas pedras (Cpt. Xilema, FOX, Messias, Marcx e Soninho) disse...

Ah antes que me esqueça, sorrisos em alta parabéns pelo feito de seres um finalista no Super Bock Blog Awards!!! Afinal o meu voto serviu de alguma coisa (este complexo de grandeza é complicado de abafar)

Cpt. Xilema

Violeta disse...

fizeste-me rir, mas rir mesmo.
bjs

Sorrisos em Alta disse...

MJF,

Não que neste blog isso costume acontecer...
;o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Patti,

Tal como quanto á senhora, desde que o "olhinho" não seja o meu, façam o que bem entenderem...

Beijoca

Sorrisos em Alta disse...

Cpt. Xilema,

Não tens que agradecer. O prazer é meu e se lá vou é porque gosto do blog!

Grande abraço
E continuem também vocês a animar a blogosfera

Sorrisos em Alta disse...

Vício,

Isto é carne ruim, não engorda nem na real, quanto mais virtualmente...

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Luís,

Acho que estás a precisar de óculos... Ao pé do Fernando Mendes, esta é anoréctica!!!

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Tita,

O carro também não é assim tão feio... com outras jantes ia lá....
;o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Carracinha linda,

Desculpa.... és o Cavaco Silva?????
LOL

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Anita,

Vou tentar remediar isso.
Já está! Espero que gostes mais da imagem que estáno post por cima!
;o)


Beijoca

Sorrisos em Alta disse...

Lâmpada,

O jornal, diz que sim.
A única comparação possível acho que seria essa.
Se vazarmos uma vista ao gajo, podemos passar a chamar-lhe Manuel Vista Alegre?
;o)

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Atlantys,

Não sei que mal viste no título...
E existo, sim! As Finanças fazem questão de mo relembrar...
;o)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Moyle,

Significa isso que Portugal anda a comer magras????
;o)

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Susanyttah,

Please... no photos!!!
;o)

Beijinho

Sorrisos em Alta disse...

Zabour,

Por acaso estás a duvidar do que vem no Correio da Manhã???????????
Grrrrrrrrrrrrrrrrr

;o)

beijinho

Sorrisos em Alta disse...

Professorinha,

Concordo contigo.
A chatice é conseguir que a gorda esteja quieta para a ler... (para não criar mal entendidos, deixa que explique que estou a falar do gajo que vai ao lado no metro, ao qual estou a espiar por cima do ombro para lhe ler o jornal...)

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Andarilho,

O 24 horas não é bom para este blog. Pouco posso acrescentar ao que lá vem exposto!
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Tá-se bem,

E eu lá tenho culpa que venhas para aqui todo lampeiro, à procura de carnes????
;o)

Grande abraço

Sorrisos em Alta disse...

Bluevelvet,

Não fiz nenhuma montagem com os títulos. O jornal que se preocupe com isso.
E umas aulitas de Direito (que, por eu ser burro, se esticaram por uns 5 anos, deram-me para aprender qualquer coisa e pôr um bocadinho de tento -só um bocadinho!!! -no que escrevo e como escrevo!)

Beijoca

Sorrisos em Alta disse...

Apo,

Vais vestida de perfil????
;o)))

Jinhos

Sorrisos em Alta disse...

Rosa,

E há coisas que eu me devia recusar a postar!
Mas já está, olha, agora que me aguente...!
;o)

Beijinho

Sorrisos em Alta disse...

Psycho_Mind,

Também aí não é engano nenhum.
Um dois destes a Selecção Luso-Brasileira há-de voltar a jogar em Alvalade...
;o)

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Teté,

Se não fosse a febre, este triste post nunca teria saído.
Já deixei os cogumelos... isto deve estar a voltar ao normal....
Gracias!!!
;o)

Um beijinho

Sorrisos em Alta disse...

Myllana,

Fazes tu muito bem em não ligar à política!
Até os deputados têm essa atitude!!!
;o))

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Cpt.Xilema,

Thanks!!!
Não sou um ingrato. O agradecimento público está para breve... tenham medo!
;o)

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Violeta,

Agradeço a simpatia, mas tenho a consciência que foi um dos meus piores posts.
Já tinha prometido a mim mesmo que não postava à presa, mas a febre...foi a febre.
Isto passa!
;o)

De qualquer das formas, obrigado pela simpatia.

Beijinhos

bjecas disse...

Epá, não sabia que o Alegre era tão fraquinho na cuspidela do caroço...

Psssstt... tac-tomografia axial computorizada. That´s my job fellow!

Abraço pá

\m/

Moyle disse...

há anos que assim é! masoquistas!

Sorrisos em Alta disse...

Bjecas,

Mas és profissional da área, ou... a fazerem-te TAC's?
;o)

abraço

Sorrisos em Alta disse...

Moyle,

Bem, ao menos alimentam-se...
Antes isso que só a comer relva e coisas verdes....

bjecas disse...

Entre outras maneiras de ver malta por dentro, essa é uma das formas que eu uso. Por vezes também dou uma boa espreitadela por fora, se é que me entendes.

\m/

Sorrisos em Alta disse...

Bjecas,

LOL

Entendidíssimo!
Está descansado que fica só entre nós e, por mim, ninguém vai ficar a saber!
;o)

Abraço

Li disse...

Pois...é que acertar com uma azeitona no caixote do lixo a não sei quanto metros de distância até é a coisa mais fácil do mundo...tinha de ser mesmo zarolha para não conseguir...xiiiiiiii

Quanto aos jornais eu já só vejo as gordas de alguns jornais...os outros passam-me ao lado...é triste, mas há muito mau jornalismo em portugal...:S

bjitos

Vida de Praia disse...

He he he
E depois ainda dizem que os jornais não estão cheios de boas notícias ;-)
Achei interessante o teu ângulo sobre a criminalização do tabaco. Imagino que as próximas áreas a ser criminalizadas em nome da saúde serão a fast food e a falta de exercício físico...

Sorrisos em Alta disse...

Lilipat,

Tens razão. Acho...
Continuo na dúvida se temos mau jornalismo e só nos dão trampa, se só nos dão aquilo porque é o que o povo quer...

Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Vida de praia,

LOL

Será que a GNR, em vez da BT (Brigada de Trânsito), vai passar a ter uma BN (Brigada de Nutricionismo), que nos mandará subir para a balança, em vez de soprar no balão????
;o)

Vida de Praia disse...

Para te dizer com franqueza, não me admirava nada... tipo: "comeu quantos croissants ao pequeno-almoço?"

Sorrisos em Alta disse...

Vida de praia,

Temos várias respostas para uma pergunta dessas:

a) A anoréctica. Comi um, mas já o vomitei.

b) A vegetariana: Comi um, mas era light.

c) o bêbado: mas eu lá tenho cara de dondoca? Esta barriguinha não é alimentada a croissants, está aqui muito dinheirinho investido em cerveja ó otário...

Continuo...?

;o)