quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Pelos animais (1)

Verdadeiramente fantástica a campanha da Acção Animal e da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, em prol dos animais vítimas dos espectáculos de circo.

Estes postais (gratuitos) estão disponíveis nos bares e locais habituais:No verso, a mensagem, comum a todos, que dispensa mais comentários:

"Meninos e meninas é ao som do chicote, empurrados pela dor das picadas e das bastonadas de metal que vos chegam os animais. Um forte aplauso para os aros de fogo, as lesões e os choques eléctricos. O famoso número das jaulas e das correntes apertadas com treinos forçados sem direito a intervalo. Dê risadas, aplauda e entre nas coreografias repetidas típicas de animais deprimidos e em stress. É a loucura do circo, que viaja de cidade em cidade e que exibe animais como caricaturas humanas. Uma palhaçada que não tem piada nenhuma."
(sem desprimor da campanha, acho esta figura não foi colocada aqui por mero acaso. Para além da crítica aos animais de circo, está aqui implícita, também, de forma mordaz, o alerta para a desonra que é a comparação dos leões àquilo a que tem feito a equipa do Sporting em campo).
A campanha não é propriamente recente, e esta última imagem parecia ser uma premonição: de novo para além da crítica mais directa aos animais vítimas das actuações nos circos, também aos humanos que são autênticos animais.

Há cerca de 2 semanas, um bando de energúmenos, que a imprensa teima em designar por "populares", atacou uma foca bebé, um animal sem capacidade de se defender, em plena praia da Areia Branca, próxima de Peniche.

Felizmente, o animal foi avistado a tempo pelo vigilante de Natureza, da zona de Peniche, sobreviveu e está a ser tratado no Zoo Marine, em Albufeira, no Algarve.

Para quando uma lei que também permita que estes "populares" sejam enjauladaos e tratados a choques eléctricos?
Talvez assim aprendessem a dar a patinha e a rebolar...

0 sorrisos: