domingo, 20 de janeiro de 2008

À procura de emprego?

Para todos os que estão a estudar, ainda indecisos sobre a opção a tomar quanto a uma possível carreira profissional, para os que estão desempregados e para os que estão insatisfeitos com o seu actual emprego, há outras opções que não os tradicionais Centros de Emprego, os anúncios de jornal ou as (mais eficazes) "cunhas".

Numa raríssima atitudede ajudar o próximo, os Sorrisos em Alta decidiram dar uma ajudinha a todos os que estão nalguma dessas situações.

Aqui vai a dica principal: não sei se sabem, mas existe uma "Classificação Nacional de Profissões".
Nela, estão enumeradas todas as actividades que o Estado reconhece como válidas.
Não procurem mais. Podem vê-a na versão integral já aqui.

Ao consultar a lista integral, deparamo-nos como uma série de actividades interessantíssimas, que não costumam ser objecto de divulgação por exemplo nos habituais anúncios de emprego. E que se calhar vocês não sabiam que existiam, mas quem sabe se não está ali o teu futuro???

Embora haja muitas mais verdadeiramente dignas de registo (e de comentário...), seleccionei-vos estas, que constituem excelentes oportunidades de emprego. Ou a evitar.

Por exemplo, começando pela letra "a", entre as outras lá referidas, salta-me logo à vista a actividade de...

Agente Sanitário (código de actividade 3.4.2.9.05)
Agente Sanitário é o nome políticamente correcto para... desinfectador de sanitas! Verdadeiramente fascinante, não é?
Especialmente para aqueles que se interessam por saber a vida dos outros. Ao exercer esta actividade, facilmente podem saber, por exemplo... o que é que os vossos vizinhos andam a comer!

Atador de teias (Código de actividade 8.2.6.2.50)
Esta é uma das actividades a evitar. Confesso que tenho mesmo dificuldades em acreditar que existam empresas que paguem a atadores de teias. Afinal, há aranhas que fazem isso de borla...

Já na letra "b", temos o

Brochador Manual e o Brochador Mecânico (respectivamente com os Códigos de actividade 7.3.4.5.10 e 8.2.5.2.05)
Provavelmente ficaste já excitadíssimo(a) com a possibilidade de fazer disto profissão.
Mas tem calma. Não digo que não o faças, mas não penses também que é só vantagens.
Logo à partida, é uma actividade que não é muito bem remunerada. Há muita gente que faz o trabalho gratuitamente. Os que se fazem cobrar, normalmente também cobram valores pouco mais que simbólicos.
Finalmente, há que pensar que já há muita gente a actuar na área de brochador (embora muitos se queixam que não conseguem arranjar um(a) profissional de jeito... ou sequer um(a)!)

(continua... em breve)

18 sorrisos:

Tita disse...

lolol eu ca espero ser RP, acessora ou ter um emprego normal. isso da vertente jornalistica do meu curso fika em stock, recurso de desespero ou insanidade mental.

Sorrisos em Alta disse...

Tita,

Foste tão rápida a comentar, que chego mesmo a char que o comentário foi publicado antes do post!
hehehehe

Também cheguei a estudar jornalismo e tenho muita pena de não ter seguido.
Passei ao lado de uma grande carreira radiofónica. Chuif...

Mas no estado em que está o jornalismo, é coisa que não me faz arrepender...

Sigas o que seguires, good luck!
Eu, por aqui, ainda tenho mais umas ÓPTIMAS dicas para dar.
Fica atenta!!!

Kiss

Sorrisos em Alta disse...

Tita,

Aqui o estroina apagou sem querer o teu comentário.

Por favor, por favor, por favor põe-no de novo, ou ainda vou internado, por me acharem louco.

Também não sou propriamente normal, mas ainda não estou na fase de comentar os meus próprios textos ou comentários imaginários....

Mil obrigados!

Sorrisos em Alta disse...

Ah,

Ei-lo recuperado!
Por favor finjam que não leram o comentário anterior.
Para todos os efeitos, ele nunca existiu

Pacanherros disse...

Não há profissão como a do amola-tesouras! Isso sim!

Miguel disse...

eu gostava era de ser presidente da républica...

ganha-se bem e nao se faz nada... lol

mjf disse...

Olá!
Bom dia. Estas profissões ainda não me fizeram poderar,alterar o rumo da minha vida...Vê lá se arranjas umas profissões de jeito...ejá agora que não se trabalhe de noite,nem durante 24h, nem se tenha que aturar gente mal formada, e que se ganhe bem....sim isto vem no fim, mas deveria estar no principio

telma disse...

LOL. eu que adoro aranhas (NOOOT) , acho que a minha profissão vai ser atador de teias. uau :'D

biodesagradaveis disse...

E aquela profissão que é: Chefe duma instituição ao acaso que tem 4letras, e que fiscaliza todos os prevericadores? Isso sim, é uma profissão de luxo.

Não não é a PIDE... vá ... quatro letras. Voçes sabem...

APC

Tita disse...

loool

sorrisos

es um amor!

beijo

Sorrisos em Alta disse...

Pacanherros,

O nome correcto da coisa é "Amolador de Cutelaria" (Código 7.2.2.4.20).

Estranho que nos dias de hoje não lhe chamem qualquer coisa como "Técnico Amolador de Material Cirúrgico, farmacêutico, de Cutelaria e Costura".

E eu, pessoalmente, da actividade do amolador só curto o som das "gaitas" avancadíssimas que eles costumam tocar.

Abraço

fi disse...

Tu, para não publicares mais nada desde o dia 20, é porque deves ter arranjado "um bom trabalhinho"!

Sorrisos em Alta disse...

Miguel,

Isto ainda vai só na letra "b". Tem calma que pode haver coisas mais interessantes a aparecer (do que Presidente da República.

Mesmo para Presidente, não desistas! Se até o Cavaco lá chegou, é porque não é preciso competência ;o)

Sorrisos em Alta disse...

Mjf,

Olá!
Isto ainda está no princípio. Vais ver que vão ser sugeridas coisas fantásticas! (pisc)

Sorrisos em Alta disse...

Telma,

Peço imensa desculpa por isto ter sido útil e ter contribuído para teres um futuro melhor(NOT!!!)
:o)

Sorrisos em Alta disse...

Biodesagradáveis,

Obrigado pela visita.

E olhem que não é bem assim. Vejo a ASAE como uma profissão do mesmo sub-grupo que os desinfestadores de sanitas.
Afinal, em ambos os casos andam a controlar as porcarias dos outros

Sorrisos em Alta disse...

Tita,

Curioso, já és a segunda pessoa que me diz isso!!!

OBRIGADO, TITA!
OBRIGADO... MÃE!!!

São as duas um amor

;o)

Sorrisos em Alta disse...

Fi,

Pelo contrário. Se o trabalhinho fosse bom, tinha-me conseguido pirar para vir aqui!

É uma autêntica escravatura, é o que é!

Beijo