sábado, 20 de outubro de 2007

"Aquele" abraço

Já deve ter acontecido a toda a gente: quando nos apresentam a alguém, a indecisão "e agora, como é que cumprimento? Um aperto de mão? Dois beijos?".

A questão não é de fácil solução. Afinal, mesmo decidindo optar pelo beijo, há quem goste de só dar (ou receber) um, outros dois e os franceses (ou alguns deles), desatam a dar 4 beijos a toda a gente.

O ideal era que se criassem regras para isso.
Para não se criarem embaraços, como o de ficar de mão estendida, perto das partes intímas de alguém, enquanto esse alguém nos espeta dois beijos na cara, ou o inverso (avançarmos de beiças arreganhadas para alguém que acaba de nos estender a mão).

Os americanos (pelo menos os alunos do liceu Percy Julia), pensavam ter resolvido o problema: cumprimentavam-se com abraços.

E porque é que eu escrevi cumprimentavam-se e não cumprimentam-se?
Porque, lá está, foi criada uma regra que os proíbe de fazer tal "inadequação".

A directora do liceu, Victoria Sharts, estabeleceu uma regra que está a causar polémica.
Proibiu, terminantemente, os cerca de 860 alunos da escola de se abraçarem dentro das instalações.

Segundo ela, os alunos estavam a... criar filas para abraços!!!

A notícia não desenvolve muito o tema, mas consigo, facilmente, imaginar alguns dos alunos mais populares a criarem barraquinhas de abraços, tipo as barracas de beijos das feiras. Tipo isto:Ainda segundo a directora, as tais "filas de abraços" estavam a fazer os alunos atrasarem-se para as aulas e "tumultuava os corredores"!!! (sic, embora traduzido, já que não consta que a senhora se tenha expressado em língua portuguesa).

Ela foi mais longe e de encontro ao que eu pedi, estabelecu regras: "O abraço é mais apropriado em aeroportos ou reuniões familiares do que cada vez que se vê alguém no corredor".

Acresce a isto tudo que os abraços , por vezes, se estariam a tornar "longos demais e próximos demais", ou seja, "desadequados" (palavras da própria. NR - Outra vez traduzidas do inglês).

Fazendo fé em que isto valha como um acordão judicial para fazer escola (ou liceu), ficamos a saber que nos aeroportos e nas reuniões familiares é com um abraço que devemos cumprimentar as pessoas.
No seio da família, é importante que se esteja em reunião. Só passarem uns pelos outros no corredor, não é motivo para se abraçarem.

Fora desses locais, tal conduta é inapropriada.
Por isso, se és uma das pessoas, que, até agora, costumavas roçar-te e esfregar-te nas pessoas nos transportes públicos, trata lá a rever esse teu comportamento!

2 sorrisos:

Tita disse...

nao li o post todo pk hoje nao é o dia ideal para sorrisos. A modos que O QUE E K VOCES TÊM CONRA OS FRANCESES, HAM?!

e ja agr, sabiam k os checos nao dao beijinhos nem abrços, nem apertos de mao, nem nada??1 nem aos pais?! k cultura tao fria!!

e pf, tirem as letrinhas pos comentarios, é k a coisa da traballho!

Sorrisos em Alta disse...

Não tenho nada contra ninguém! Muito menos contra quem dá 4 beijos! Ah, excepto se não tomar banho muitas vezes!!!

E acho muito bem que os checos se comportem assim! Os meus pais não os conhecem de lado nenhum para terem checos a querer beijá-los e abraçá-los!!
:o)

E.. os vossos desejos são ordens! Para os bloggers (como é o teu caso), a verificação de palavras nos comentários já foi à vida.

Beijos (à checo)
:o)