domingo, 5 de agosto de 2007

(DON'T) Follow the Leader!

Terminou o curso de treinadores de futebol UEFA Pro-Nível 4, ministrado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Paulo Bento, o treinador do Sporting, concluiu-o com 17 valores.
Uma nota alta, mas... inferior à do seu próprio adjunto, Leonel Pontes, que concluiu o curso com 17,5.

Como o Sporting perdeu o último campeonato para o FC Porto por apenas um ponto de diferença, fico a achar que se fosse o adjunto a dar as tácticas, ou o Sporting ganhava ou ficava apenas a meio ponto do Porto.

Mas isso são apenas suposições.
Porque também creio seriamente que muitos dos pontos conquistados pelo Sporting o ano passado se ficam a dever a Paulo Bento.
De facto, quem tenha acompanhado a carreira da equipa no último campeonato, facilmente pôde verificar que em muitos jogos os adversários da equipa leonina acabaram por quebrar, a maior das vezes com dores nos abdominais. De tanto rirem com o famoso cabelinho de risco ao meio.
Mas está aí um novo campeonato à porta, esqueçamos o último.

Ainda no que diz respeito ao curso de treinadores, para além de Paulo Bento e do seu adjunto, muitos outros treinadores da nova geração concluiram o dito com notas altíssimas.
Foram os casos de Hélio Sousa (17,3 valores), Paulo Sousa (17,2), Brassard (16,5), Pedrosa (15,9), Pedro Martins (15,7), Rui Bento (15,3), Peixe (15,2), Rui Barros (e Paulo Alves (ambos com 14,9), Filipe (14,7), Drulovic (14,4) Folha (14,2), Secretário (14), Zahovic (13,6) e Barroso (com 12,5 valores).

Todos têm em comum o facto de terem sido jogadores de futebol.
É óbvio que não se pode generalizar, mas é famosa a falta de cultura (e de educação?) da maior parte dos futebolistas deaquela geração.
E quando até dois estrangeiros têm notas tão elevadas, permito-me duvidar do grau de dificuldade do curso em questão.

Aguçou-me a curiosidade saber que raio de perguntas se farão lá.

Tenho para mim que não devem andar muito longe disto:

Pergunta 1 (P1): "Se por exemplos forem tipo defrontar tipo uma equipa que jogue tipo em 4-4-2 de que maneiras é que vão estruturar a sua equipa, sendo que estruturar significa aqui elaborar (=organizar)?
Escolha a resposta que considere mais adequada (=certa)"

Resposta 1 (R1): Com 11 jogadores no campo;
R2: Se eles tiverem menos 4 e depois menos 4 e depois ainda menos 2 podemos aproveitar a vantagem numérica;
R3: Igualmente em 4-4-2, quando a equipa estiver a defender, transformando-se num 4-4-3 ou com um meio campo em losângulo quando se estiver a fazer a transição defesa-ataque, aproveitando os falsos médios interiores para fazer diagonais para o centro ou cruzando para o segundo poste, aproveitando a deslocação em contra-pé da defesa contrária;
R4: Eh, pá, vamos para cima deles e temos que ser humildes, pá, e temos que jogar como uma equipa, pá, dar o nosso máximo e quando for preciso, pá, temos que ser duros, pá!


P2: "O presidente do seu clube pede-lhe para dar (ou não) o aval a um novo jogador. Para o testar, que método utiliza?
Escolha a resposta que considere mais adequada (=certa)"

R1) As pernas arqueadas são como o algodão: não enganam. É um jogador com experiência.
R2) Depende. Para o meio campo aposto em atletas altos e fortes físicamente. Os defesas devem ser polivalentes e para a frente estamos à procura de um licenciado com experiência no mercado de trabalho.
R3) Se ele se tratar na terceira pessoa, temos futebolista!!! (exemplo: Derlei, o que espera desta época? Ah, Derlei quer conquistar tudo. O Derlei esteve muito bem no treino e o Derlei quer marcar uns 15 gols).

Cada uma das duas respostas certas vale 10 valores. As respostas erradas valem entre entre 6,2 e 14 valores cada"

0 sorrisos: