sábado, 29 de março de 2008

Discos pedidos

Na minha actividade (leia-se hobbie) de dj (leia-se tocador de discos) já estou acostumado aos clientes dos “discos pedidos”, que acham que o dj é uma espécie de JukeBox, em que basta pôr uma moeda e escolher um tema.
Com a agravante de ao dj não se chegarem à frente com a parte do dinheiro.

Melhor ou pior, lá vou resolvendo essas situações. Muitas vezes até cedo (logo à partida se para aí estiver virado, depois se a música escolhida se enquadrar minimamente no tipo de espaço, público, disposição, etc), outras nem tanto (nem tão pouco).
Não tenho uma regra para isso e depende também muito da forma como se pede.

Agora nesta actividade (amadora, leia-se – infelizmente, que tantas horas aqui deviam ser remuneradas), nunca me tinha acontecido pedirem-me para escrever um post sobre um tema. Acabou de acontecer, com o Miguel, que, nos comentários ao post dois espaços abaixo, me provocou para escrever um post sobre o Apito Dourado.
Porque, tal como na música, gostei da forma como foi pedido, porque foi a primeira vez que mo pediram (e porque provavelmente será a última), aceito o repto e muito muito em breve sai aqui um post sobre o apito dourado.

Já agora, querem fazer o favor de me explicar porque é que as pessoas pedem temas ao Dj?
Porque raio é que acham que os outros clientes do espaço querem ouvir a vossa música?
Ou porque raio é que acham que acham que sabem mais e devem dar dicas a um profissional que está a trabalhar?

Por exemplo...

Num restaurante de Sushi ou num vegetariano, pedem ao cozinheiro para vos fazer antes um Frango à Guia ou um Bife à Portugália?

Na escola, pedem ao prof de desenho para vos falar antes de filosofia?

Num cabeleireiro feminino, pedem para vos fazerem a barba? (não inclui a das pernas...)

Num avião (ou, vá lá, mesmo num taxi), pedem para ser vocês a conduzir um bocadinho?

71 sorrisos:

Myllana disse...

É assim . . . Hoje no jornal da tv o Tiago Monteiro estava a falar sobre a maluca da aluna e sua luta marcial com a prof e ainda sobre a violência no Tibet :) PS : A novela é fixe :) bom final de semana

Sorrisos em Alta disse...

Myllana,

Eu também gosto muito de Monty Python!
;o)

Bom fim de semana para ti também

bono_poetry disse...

da para pores na tua lista de musicas...
http://www.youtube.com/watch?v=HYnihTlVuzQ

e ja agora...

http://www.youtube.com/watch?v=eYPVQt-hZ2M

...e so mais uma...

http://www.youtube.com/watch?v=iRKakVSgqp8

...nao nao ..esta so poes se te apetecer muito!!!

http://www.youtube.com/watch?v=EDlC7oG_2W4



epa desculpa qq coisinha!!!hehehhee!!e se te pedissem quim barreiros ?garanto-te que e bem pior!!!

Sorrisos em Alta disse...

Bono,

;o)
Possivelmente já passe essas todas.

E acredita que já me pediram pior que Quim barreiros.
Como também já passei pior... mas por minha iniciativa!
;o)

Elle disse...

Por acaso,não por muito porq estava bem regada, já pedi, rogei, implorei até saturar ao Dj pra por uma musica que eu andava a berrar a noite toda,Xutos, Pq é smp o q canto qto ando com os copos, uma vergonha...:PClaro q o Dj fartou-se de rir e de gozar cmg e disse q só passava xutos no fecho, se passou ou não, não sei q n me lembro;)
Acho q o q se passou cmg é o q se passa n maioria dos casos, digo eu que n percebo nada disso
LOL, Bom fds

Sorrisos em Alta disse...

Elle,

Pois sobre isso eu também não me posso pronunciar, porque de estar com os copos não percebo nada. Na-da. Na-di-nha.

PS - É raro o cliente que tem mais copos que eu!
LOL

Vânia Sofia disse...

Pronto, pronto! Não peço mais vez nenhuma! (também nunca o fiz!!! :-s)

Moyle disse...

qualquer dia temos a oposição a pedir ao governo para governar. onde isto está a chegar... sinceramente.

A Professorinha disse...

Talvez te peçams as músicas porque gostam de as dançar... com alguém...

As pessoas não distinguem as profissões de DJ e discos pedidos na rádio...

Beijos

Anónimo disse...

5 euros, cada disco pedido.

rita rente disse...

i'm a jukebox!

Sílvia disse...

Oh pa mim a ser mazinha...

Oube lá...muitas vezes os Dj´s também nao acertam muito nas músicas tendo em conta o espaço e toca a ver quase toda gente a queixar-se...quem lhe disse que o pessoal queria ouvir aquilo? Depois la se vai a clientela.loool

Olha, quando estudava, eu e as minhas amigas todas as semanas pediamos a mesma musica ao Dj do Bar Academico so para o chatear. Era tão bonito.ehehe.

Beijito

Angelik disse...

Pode até ser irritante para ti, mas todos nós temos uma relação muito especial com a música.
Agora quando estão em espaços públicos e com uma Felicidade extrema, sabe-se lá porquê, é natural fazerem esses pedidos aos Dj´s, para mal dos vossos pecados...

Vá lá, não custa nada! Afinal a Diversão é o princípal.

Acredito que te peçam mil e uma vezes, mil e uma músicas, mas dá-lhes o desconto!

Beijinhos

Vida de Praia disse...

Sim eu no avião peço sempre para conduzir um bocadinho nos primeiros 5 minutos :-D
Também gosto muito de JukeBoxes e discos pedidos.

André disse...

Se fores o Schumacher até que conduzes tu o táxi. Mas também há aquela noite em que conhecimento de musica para o Dj é Os Patinhos ou a Abelha Maia, ai um gajo tem que ir explicar-lhe as coisas, por que de profissional tem muito pouco e um gajo sabe bem mais que ele.

Su disse...

o que eu aprendo..afinal DJ não é uma JukeBox...afinal não é:))))

jocas maradas de sons

Sorrisos em Alta disse...

Vânia,

Não é uma crítica (até porque cedo muitas vezes), é só uma pergunta, para esclarecer uma dúvida

Sorrisos em Alta disse...

Moyle,

Feizmente, actualmente a oposição tem consciência que não o sabe fazer. Já só falta o governo também a ter...
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Professorinha,

Pois então vou ter que lhes começar a cobrar a taxa de radiodifusão...
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Migvic,

5 euros!!???

E eu lá trabalho de borla???
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Rita Rente,

Então não desatines se alguém te quiser enfiar uma moedinha. Ou mexer-te nos botões...

Sorrisos em Alta disse...

Sívia,

Como em todas as profissões também há maus dj's.

Mas gostavas que um dos pais dos teus miúdos fosse ao te emprego dizer como é que se deve fazer a TUA função?

Beijoca

Sorrisos em Alta disse...

Angelik,

Como refiro no post, não é uma crítica, até porque muitas das vezes passo mesmo a música pedida ou uma parecida.

É mesmo só para esclarecer a dúvida existencial.

E, já agora, não basta passar-lhes a música e ainda queres que lhes dê desconto?
Já agora ainda lhes cedo parte do cachet para os compensar da musica que não tive que ser eu a escolher, não?
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Vida de Praia,

Já agora, por favor avisa em que companhia aérea viajas, ok?
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Psycho Mind,

Se o Dj for assim tão mal, os clientes que mudem de bar. Se aquele ficar às moscas, de certeza haverá outro dj a ser contratado, que perceba mais da poda

Sorrisos em Alta disse...

Su,

Se for acompanhado da parte das medinhas, até pode ser que seja.
;o)

Jocas

Kunta disse...

ehehehe... é verdade muita malta confunde o Dj com uma Juke Box...

"I love rock 'n' roll
So put another dime
In the jukebox
Baby..."

Muitos desses gajos são os mesmos que andam de Fiat Punto ou Seat Leon de vidrinhos abertos, faça chuva ou faça sol, com o cantante aos berros como se toda a gente que passa na rua desejasse partilhar da sua selecção (ou será seleção???? Bem! Eu quero é que o raio do acordo se lixe com F de manteiga...)musical.

Uma excelente semana :)

Kunta disse...

ehehehe... é verdade muita malta confunde o Dj com uma Juke Box...

"I love rock 'n' roll
So put another dime
In the jukebox
Baby..."

Muitos desses gajos são os mesmos que andam de Fiat Punto ou Seat Leon de vidrinhos abertos, faça chuva ou faça sol, com o cantante aos berros como se toda a gente que passa na rua desejasse partilhar da sua selecção (ou será seleção???? Bem! Eu quero é que o raio do acordo se lixe com F de manteiga...)musical.

Uma excelente semana :)

LopesCaBlog disse...

Eu até pedi para conduzir um bocadinho um avião mas até agora ainda não deixaram :|
... mas eu sou persistente ;)

Vida de Praia disse...

LOL
Na TAP, claro ;-)

Sorrisos em Alta disse...

Kunta,

LOL

Vou passar a oferecer um ótóculante tunning contra o pedido de cada tema musical!
:o)

Uma óptima semana para ti também

Sorrisos em Alta disse...

Lopesca,

A segurança acima de tudo. Se for andar de avião, não beba!
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Vida de praia,

Estranhamente, deu-me uma vontade de começar a voar na TAG, mesmo os seus aviões cestando proibidos de voar para a Europa.
Mesmo assim, e não sei porquê, começei a achá-los mais seguros que os da TAP....

mjf disse...

Olá!
Quem lida com o publico, seja em que área for, tem de aturar sempre uns " cromos"...

Beijocas
Boa semana

Cláudia disse...

Ai que exagero :)
Por acaso se tivesse num avião pedia para conduzir um bocadinho :)

bjecas disse...

Era giro um dos meus clientes mandar-me encher a peitaça com ar.
Abraço pá

\m/

Sally disse...

Para quando? E onde? Também quero pedir! :P

Miguel disse...

ehhhhh e não é que aceitas-te mesmo a provocação? LOL

ahh ganda sorrisos tou mortinho por ver o que vai sair daí eheheh

ó Sorrisos e tocar em casamentos? e virem as velhotas a correr: "ó xinho xinhor toque aí umas modinhas como a malta gosta!!"

o chato é que para eles modinhas: é a mulher gorda, o apita o comboio, o vila real..

pahhh quando isso acontece so penso: cortem-me os pulsos LOL

a vida de músico/dj não é facil, é que depois de tocar a modinha a malta esquece-se da gorjetinha :P

abraço e boa semana :D

Canephora disse...

Bem observado, mas o problema é que nas outras profissões não há opção, ou seja, nos professores, não mudamos o disco rigido ou a cassete e o prof de português pasasa a ser o de matemática...
Nos transportes, não existe um volante a mais... e por aí adiante...
mas como DJ, há sempre um disco com aquela música, sempre... nem que seja aquele que está esquecido no fundo do baú, cheio de pó e de teias de aranha...
Agora, se os outros querem ouvir a minha música? e a que o DJ põe a tocar, afinal, quando tocas música é o teu gosto que se sobrepõe a todos os outros...

Digo eu...

Elle disse...

Boas,
A partir de agora o endereço do meu blog é
http://oblogdaelle.blogspot.com/

De resto continua tudo na mesma… lol
Boa Semana

Vida de Praia disse...

:-P
Não estou a ver porquê evitar a TAP, mas está bem...

Sorrisos em Alta disse...

MJF,

Folgo em saber que não estou sozinho nesse drama!
,o)

Beijo

Sorrisos em Alta disse...

Cláudia,

É à conta de uma brincadeira dessas que hoje se fala no 11 de Setembro!
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Bjecas,

Eh, pá.... és da BT?????
LOL

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Tita,

Em breve anuncio a próxima data.
Entretanto.... vai preenchendo o cheque!
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Miguel,

A ver se no fds tenho um tempito para cumprir o prometido.

E sim, já tive que me prostituir (musicalmente falando) e tocar em casamentos.
O que mais me custou mesmo foi tocar... um tema da claque do Sporting!
Pai da noiva oblige!

Depois dessa, passo qualquer coisa!
;o)

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Canephora,

Pois, dizes tu. Não imaginas é o que é que dizem os outros...
LOL

Sorrisos em Alta disse...

Canephora,

Pois, dizes tu. Não imaginas é o que é que dizem os outros...
LOL

Sorrisos em Alta disse...

Elle,

Registado.

Logo à noite já altero na list de links e visito o novo cantinho.

Beijos

Sorrisos em Alta disse...

Vida de Praia,

Assim de repente... apenas porque não estou a ver como é que ia apanhar um avião só depois dele já ir a voar há 5 minutos...
;o)

Pacanherros disse...

Ele há malta que tem a mania que sabe coisas das quais nao sabe, só pra dizer que sabe um bocadinho de tudo, enfim...

Sandra disse...

Oh pá, não sejas assim...deixa lá as pessoas serem felizes...ohhhhh

Para onde podemos pedir???

Diz lá!

Loooooooooooooooooooooooooool

rita rente disse...

sorrisos, sou uma jukebox interactiva.

Sílvia disse...

Oh Pah ...eles passam a vida nisso. A dar palpite. Mas, sabes...eu não lhes ligo nenhuma porque eles também não fazem o que lhes digo.lol.

Marisa disse...

Se a música for mesmo boa e não cortar o ambiente "está-se bem" :P de qualquer das formas eu nunca me "intrometi" no trabalho do dj da discos onde vou :)

Miguel disse...

tocar uma música do sporting?

cortem-me os pulsos LOL

"só eu seiiiiiiiiii porque não fico em casa" dahhhhhhhhhhhh :)

lampâda mervelha disse...

Eu cá só me interessa saber onde fica o bar e o wc... hoc!

lampâda mervelha disse...

Ai... era Hic!

Dina disse...

Temos que dizer a frase?? E podemos mandar beijinhos?

Ana disse...

Ok, eu confesso!! Sou uma dessas chatas que gosta de pedir musicas ao dj =S

... Mas eles dão.me um desconto, pois na altura em que as vou pedir já não estou muito bem =P

E já agora que mal tem Quim Barreiros, hein? O sinhori é o rei das festas académicas!

=D

Sorrisos em Alta disse...

Pacanherros,

Eh, pá, isso parecia uma frase do saudoso Octávio Machado, o treinador-agricultor!
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Sandra,

Manda cheque ou deposita no meu NIB e, aí, pede que quiseres!
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Rita,

Eh, pá, disso não percebo nada.
Sou um dj do tempo em que as jukeboxes ainda eram todas interpassivas

Sorrisos em Alta disse...

Sívia,

Se nem as crianças te ouvem, queres que os pais o façam???
LOL

Sorrisos em Alta disse...

Marisa,

Já pensaste na frustração desses dj's, à conta de não lhes pedires discos?

Se calhar os pobres têm um blog e agora não podem fazer um post sobre o assunto...
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Miguel,

EU CORTEI OS PULSOS!!!

Mas ele obrigou-me a pôr o raio do disco com os coutozinhos...
;o)

Sorrisos em Alta disse...

Lâmpada,

Bar que é bar tem sempre o wc perto do balcão.
Caso contrário, lá actuam os amigos do "chap, chap" (leia-se "ai é lá ao fundo? Vais ver se não faço aqui mesmo no balcão!")

Sorrisos em Alta disse...

Dina,

Sim, tem que se dizer a frase. Por gestos, não vais lá.
Mas nada de beijos, que ninguém quer baba em cima dos discos, que está muito dinheiro ali investido!
:o)

Sorrisos em Alta disse...

Ana,

Obrigado pela visita.

Não tenho nada contra o Quim Barreiros.

Mas ele é o rei das festas académicas e só toca nelas por alguma razão: só mesmo com muito álcool há pachorra para o aturar!

Faz um teste: um dia que acordes com uma M-O-N-U-M-E-N-T-A-L ressaca, põe Quim Barreiros em altos berros. Vais adorar...
;o)

LopesCaBlog disse...

Ok eu tento conduzir antes do comissário de bordo e as simpáticas hospedeiras trazerem o Martini

... mas a seguir a conduzir o avião têm de trazer a garrafa ;)

Sorrisos em Alta disse...

Lopesca,

Se a paga por conduzir um bocadito é uma garrafa, vou JÁ para taxista!