domingo, 7 de outubro de 2007

Notícia fictícia

Para além de consagrar uma rima verdadeira espectacular, o título deste post tem uma razão de ser.

O jornal gratuito "Global" contemplava, numa das suas edições desta semana (mais concretamente a de quarta-feira), uma notícia sobre um idoso de 77 anos que agrediu a mulher e se matou.

Reza assim o texto original:

"Um homem de 77 anos atacou ontem a mulher, de 69 anos, à martelada. Depois de lhe desferir uma violenta pancada na cabeça, o agressor ingeriu ácido para se suicidar. O casal foi encontrado em estado considerado grave em casa, nas Caldas da Rainha.
Os dois foram transportados ao hospital local. Mário (nome fictício) não resistiu e acabou por morrer. Lurdes (nome fictício), gravemente ferida, foi transportada para um hospital de Lisboa e permanecia, ao final do dia, a lutar pela vida.
Ontem, a PJ de Leiria ainda desconhecia as razões que levaram à agressão e ao suicídio".

Confesso que não compreendo estes critérios jornalísticos.

Se fosse o Jornal "24 horas", provavelmente teria feito uma extensa reportagem sobre a (séria, para eles) possibilidade de o homem se tratar de uma derivação do tubarão-martelo, um homem-martelo.

Já o Jornal "Global", que, nalguns artigos, não tem pejo de indicar o nome e até morada de pessoas que são apenas suspeitas (vd., por exemplo, o casal MacCann), acha, agora, por bem, tratar por nomes fictícios duas pessoas perfeitamente identificadas num caso concreto e para o qual não restam dúvidas (à excepção do motivo).

Se o jornal levar para frente este tipo de postura, de querer dar uma notícia, mas ficcionar nomes, para ser coerente deverá passar a ficcionar, também, os factos.

E seria assim, a mesma notícia, daqui a uns tempos, no Jornal "Global":

"Um escaravelho (espécie fictícia) de 14 anos (idade fictícia) atacou ontem a prima (familiar fictícia), de 36 anos (idade fictícia), à facada (arma fictícia). Depois de lhe desferir uma suave (brutalidade fictícia) pancada nos joelhos (parte do corpo fictícia), o agente da autoridade (interveniente fictício) ingeriu água (líquido fictício) para se embebedar (reacção fictícia). O vizinho (interveniente fictício) foi encontrado em estado considerado normal (estado fictício) no jardim (local fictício), na Outorela (zona fictícia).
Os cinco (número fictício) foram transportados ao complexo desportivo (estabelecimento fictício) da localidade vizinha (vila fictícia). Mário (nome fictício) resistiu (resistência fictícia) e acabou por se manter vivo (estado fictício). Lurdes (nome fictício), ilesa (gravidade fictícia), não chegou sequer a ser transportada (transporte fictício) para a Feira do Livro (estabelecimento fictício) de Cucujães (localidade fictícia) e já tinha tido alta (permanência fictícia), ao final da manhã (horário fictício), a lutar pela morte (estado fictício).
Amanhã (dia fictício), a GNR (polícia fictícia) de São Bartolomeu de Messines (localidade fictícia) já sabia (conhecimento fictício) as razões que levaram à amizade (carinho fictício) e ao homicídio (crime fictício)".

4 sorrisos:

NunoSioux disse...

he he he he
Brutal o post! (brutal no sentido ficticio claro!)
Muito bom continua assim !!

UM abraço!!!

Ps: gostei da piada da rima do titulo!

www.alucinados4ever.blogspot.com

Sorrisos em Alta disse...

Hugh, amigo Sioux!
Obrigado pelo comentário!
Acabas de dar uma enorme desilusão ao meu psiquiatra, que anada, há anos, a tentar que eu não seja assim! :o)

Abraço

E aparece aí mais vezes

NunoSioux disse...

;) Apare�o pois, gostei do blog, � pena n�o haver mais gente a comentar mas... n�o ligues isso � mal geral... �s vezes vou na rua e o pessoal diz: Olha o gajo do blog dos alucinados e tal, fixe o que escrevem blablabla. No msn o mesmo: Ep� altamente o teu post e coiso e tal blabla. Comentar � que t� quieto!!!

A todos os que lerem esta mensagem:
Comentem v�o ver que n�o doi nada!!!

PS: Vou inserir o sorrisos em alta na nossa lista de links, espero retribui�o, sen�o....
Eu sei onde moras!!!!!!
Quer dizer n�o sei mas descubro!!!

Um abra�o

Ps: Estou numa de parcerias, podiamos fazer um post em conjunto, hum.... que me dizes?
MAnda-me um mail...

Abra�o again!!!

Sorrisos em Alta disse...

Caro Nuno, thanks, again.

Sobre os comentários, acontece-me exactamente o mesmo.
Gostava de ter mais, mas já nem ligo.
Até já ouvi dizer que têm medo das minhas respostas! LOL
Muito sinceramente, quando escrevo, gosto apenas que tal possa criar um sorriso em alguém.
Se não der, paciência.
Ao contrário de muitos, não estou à espera que venham aqui bater palmas. Mas, c'um carago, isto não é uma igreja! Que não fiquem em silêncio!
isto é uma tasca! Arrotem! Vomitem! Gritem! Mas MEXAM-SE!
:o)

PS - Passado o testamento, gostei do "desafio"! Por mim, tou lá!

E-maila-me para sorrisosemalta@gmail.com para combinarmos a coisa.

Se não resultar, fazemos um grupo de c.a's (comentadores anónimos), para andar nos blogs dos outros! ;o)

Abraço e
fica bem (alucinado)
João Nuno