sábado, 2 de junho de 2007

UM FILME (bem real)!!!!

Um (hilariante?) enredo real sobre os serviços de internet - e a minha angústia nos últimos dias.

Porque (parece) que já houve alguém que pôs aqui em causa o facto de a minha prisão de ventre mental não ter sido causada unicamente pela falta de internet, vou tentar provar, com uma diarreia de posts nos próximos dias, que a minha soltura cerebral continua bem... fluída!

Para já, fica aqui a explicação:

Confesso que já estava um pouco farto de ter que pagar a assinatura do telefone da PT, só para ter o serviço do SAPO (o qual me deu também muitos problemas no início, mas que há já uns bons 5 anos me deixava tranquilamente trabalhar).

Um pequeno parentesis para referir que tenho, para mim, que, nos dias de hoje, pouco se justifica ter um telefone fixo. Só o usava para pedir pizzas...
Acho, contudo, que é uma boa solução para quem não tenha amigos.
É que, com telefone fixo recebem-se milhares de chamadas. De vendedores de cartões de crédito e de time-sharing, de inquéritos sobre a qualidade de vida ou sobre qual o papel higiénico que usamos, dos operadores de tv por cabo para nos impingirem mais canais e até da própria PT, a fazer-me a aliciante proposta de poder continuar a pagar 12 euros de assinatura, contra o que me ofereciam os 92 cêntimos que eu usualmente gastava em chamadas.
Mas, quando a oferta é boa demais o cego desconfia e recusei.

Em má altura decidi aceitar a proposta de uma "amiga" para aderir à NOVIS.
Expliquei-lhe que não sou uma empresa, mas ela insistiu que teria na mesma direito ao serviço Novis Empresas.
Disse-lhe várias vezes (muitas, muitas, mas pelos vistos não as suficientes...) que sou um internetodependente, e que precisava da net para trabalhar. Que me tratasse da mudança de serviço, mas que, nunca por nunca, ousasse deixar-me um segundo que fosse sem internet.

A activação do serviço foi qualquer coisa surreal. Tenho (muita) pena de não a ter gravado, mas a conversa foi qualquer coisa como isto:
Operador - "boa tarde, senhor ****! A que horas é que podemos ir à empresa instalar o serviço?"
Eu - "Olhe, como vê e como está aí escrito, é uma residência particular e não uma empresa. Só pode ser à noite."
Operador - "Muito bem. E de dia não está ninguém na empresa?"
Eu - "É uma residência particular e não uma empresa", repeti.
Operador - "Muito bem! E vai instalar um telefone, ou é uma central telefónica?"
Eu - "É uma residência particular e não uma empresa. É só um telefone."
(aqui, fiquei a pensar que, se calhar, eu é que estava a ser esquisito, ou, pior, desactualizado, e que as familias de hoje vivem em Departamentos, com telefone próprio).
Operador - "Muito bem. E pode-me confirmar a morada da Empresa, por favor?"
Não vos quero maçar. Mas a coisa durou um pouco mais.
Mas, finalmente, lá consegui combinar a data para virem instalar a net "na empresa".

E ao sétimo dia, eles (não descansaram) e vieram.
E instalaram a internet "na empresa".

Internet que funcionou lenta, lentamente, durante cerca de uma semana.
Até que começou a torcer-se, a mirrar, a mirrar, até que ficou parada, paradinha (num "teste" atingiu o pico brilhante de demorar cerca de 3 horas para abrir uma página. Para, no final desse tempo, deixar a página completamente em branco e a dizer "concluído").

Com isto, "quem vai concluir esta operação, sou eu!", decidi.

No serviço de assistência a clientes diziam que achava que estava tudo bem, apesar de terem detectado umas 20 quebras na ligação na última hora e meia (sic).
(Credo, tenha pena daqueles para quem eles achem que a situação não esteja bem!!!)

Obviamente que decidi rescindir o contrato.

Tentei, então, mudar para o serviço Clix, que, para meu azar, é também da Novis. O serviço para particulares. Que, no fundo, no fundo, é o que eu, humildemente, sou.

Do outro lado da linha, o gestor de clientes diz que tudo bem em relação à internet, mas que, no que dizia respeito à linha telefónica, tinha que pedir autorização à Novis, para mudar da Novis para Clix.

Expliquei-lhe que, além de particular, tinha mais de 18 anos pelo que já não tinha que pedir autorização à minha mãe (e muito menos à Novis) para mudar de linha telefónica.
Mais a mais quando estava a falar de um serviço dentro da mesma empresa.
Lamentou, mas sem autorização da Novis, não podia fazer nada.
Com a autorização da Novis podiam mudar, mas precisavam de 3 a 5 semanas (ainda bem que são da mesma empresa, ou era coisa para demorar...)

Continuando (embora sem autorização da Novis para estar a escrever este post), e porque, nesta altura, os meus dedos já estavam com um pouquito de Parkinson por estar há tantos dias sem net, decidi optar por um operador que não me demorasse 3 a 5 semanas a instalar uma linha telefónica.

Lá me informei das opções e, tendo decidido bem ou mal, pesando os prós e os contras, escolhi a Netcabo. Na opção do serviço de auto-instalação.

Fui à loja, adquiri o "pack" e o vendedor disse-me que em 3 /4 horas o serviço estaria operacional.
Confesso que foi com alguma comoção que me dirigi para casa, acariciando o modem e já sonhando com o que iria escrever (quase) já de seguida.

Fiz as ligações todas e telefonei para o serviço de activação. A simpática senhora disse que o serviço demoraria cerca de 3 / 4 horas a ficar disponível.
"Outra vez???", pensei. Mas, calma rapaz, já passaste por tanto, agora já falta pouco, muito pouco.
Passaram as 3 / 4 horas e nada de activação.
Tentei ligar mas a linha já estava encerrada.
Vencido pelo sono, fui para a cama.
Acordei e tratei dos assuntos mais urgentes, por ordem de prioridades: ir ver se já tinha net e ir à casa-de-banho.
Foi já no wc que começei a acordar e dei por mim a pensar "mas... espera... a luz continua a piscar...!!!"
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH
Foi com este rugido que os meus vizinhos acordaram ontem.

O dia foi passado a ligar para o serviço de activação da Netcabo, de 4 em 4 horas.
A cada telefonema, respondiam que ainda não havia sido efectuado qualquer pedido de activação para aquele número. Que o iriam fazer na altura e que, passadas 3 / 4 horas já estaria disponível (onde é que eu já ouvi isto???)

Conclusão: passadas 24 horas sobre a aquisição do equipamento é que me confirmaram que o serviço estava disponível (de facto, não percebo porque é que o serviço a Clientes da Netcabo é um dos que mais reclamações recebe...)
Mas o certo é que, aqui, luz a piscar e nada de rede.
Assumiram que a falha devia ser deles, porque na central estava tudo bem e que iriam mandar um técnico.
Que me ligou, de facto, passados uns (poucos) minutos.
Mas era já sexta à noite. No fim-de-semana não lhe dava jeito e só podia a partir de segunda. Em horário útil, porque, à noite, não lhe dava jeito (sic).
Fiquei com a certeza que este senhor deve ter abandonado o seu posto na Novis e ter-se mudado de armas e bagagens para a Netcabo.
É que eu não sou uma empresa e, por isso, não estou na minha empresa durante o horário útil.
Sou um pobre desgraçado que tem que trabalhar para outrém, para pagar ... olhem, por exemplo estes belos serviços de internet.
Ah, Netcabo... há coisas fantásticas, não há?

Posto que eu e o técnico da Netcabo não tínhamos horários compatíveis (pena, podia ter nascido aqui uma bela amizade... ;O)), disse-lhe que esquecesse. Que não me ligasse mais, que não queria nada com ele. Ques estava tudo acabado entre nós.
E, claro, que ia a correr à loja devolver o material (e, obviamente, obter a devolução do montante pago).

Foi o que fiz.

A urgência era tanta e o desepero já tão grande, que me dirigi a uma loja da Optimus pra adquirir o "pack" KANGURU.
Entrei e (tenho a sensação que) gritei: OUÇA LÁ, ISSO ESTÁ MESMO LIGADO QUANDO EU CHEGAR A CASA???? NÃO TENHO QUE ESPERAR 3 OU 4 HORAS, NÃO???
Enaquanto a pobre funcionária quase se agachava atrás do balcão, enquanto balbuciava um "s-s-s-sim....", acho que lá murmurei um "Boa noite".

E lá comprei o Kanguru.

A publicidade é um bocadito enganosa. De facto, na realidade não demora apenas 30 segundos para se instalar. Mas é apenas um pouquito mais, dado que se tem que introduzir 2 ou 3 dados pessoais.
Ah, e se a pessoa estiver sozinha, perde também algum tempo a ter que mandar os móveis abaixo, como no anúncio.

Mas ao fim de um minutito, lá estava instalado.

Sei que não é a melhor opção qualidade/preço.
Mas, cheguei a casa e, desde aí, o pequeno modem tem sido um mouro de trabalho.
Até agora, sem quedas de linha ou reduções de velocidade.

AGORA, percebo o porquê do nome KANGURU! Saltei, de alegria, que nem um louco, vezes sem conta, casa fora.
Ah, e a bolsita aqui à frente dá um jeitão. Para guardar umas bjecas (ou outras ceninhas que, agora, não vêm aqui para o caso).

OBRIGADO, KANGURU!!!!!

0 sorrisos: