segunda-feira, 11 de junho de 2007

CAPUT!!!!

Já devem saber que, no final da semana que acabou, tropas portuguesas foram alvo de uma emboscada em Kandahar, no Afeganistão.

E o jornal Destak deu conta da notícia:
Quanto à primeira parte, tudo bem: foram emboscados. Para mim, uma emboscada é num bosque e, segundo a notícia, parece que a zona, de facto, era um bosque - ou, pelo menos, tinha muito mato (sic).

Mas, depois, há a questão da fonte militar que disse que "... fazendo com que o carro caputasse".

Eu sou um gajo praticamente sem instrução e a minha vida é passar o dia no quintal a dar uns pontapés... na gramática. Ou seja, seria impossível chegar à majestosa profissão de jornalista e, muito menos, à de militar (prova-o o facto de não me terem aceite lá, nem sequer para a função de recruta...).

Mas, segundo os dicionários que tenho disponíveis, capotar, com "o" (que, sei lá, poderá estar relacionado com a capota do carro), capotar, dizia, significa "Virar, desastradamente, de rodas para o ar (automóvel ou avião)".

Já "caputar", com "u", não aparece em nenhuma das dezenas de dicionários que, nem de propósito (e só por acaso, registe-se), tenho aqui à mão.

Para mim, caputar, com "u", significa ir "Caput" (expressão talvez abreviada do calão "ir C'As PUTas".

Se os gajinhos sofreram apenas umas escoriações, não foram desta para melhor. Logo, não foram caput. E, por isso, não caputaram. Apenas capotaram. O normal, para quem tem um veículo.

Tenham lá um bocadito de tento na língua, "shores" militares e jornalistas...

0 sorrisos: