terça-feira, 8 de maio de 2007

Ponham o Silva dentro, JÁ!

Sob o título de "Ultraje de símbolos nacionais e regionais", estatui o nr.1, do Artigo 332º, do Código Penal português, que "Quem publicamente, por palavras, gestos ou divulgação de escrito, ou por meio de comunicação com o público, ultrajar a República, a bandeira ou o hino nacionais, as armas ou emblemas da soberania portuguesa, ou faltar ao respeito que lhes é devido, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias".

Por outro lado, o Artigo 11.º, da Constituição da República, que são "Símbolos nacionais":

"1. A Bandeira Nacional, símbolo da soberania da República, da independência, unidade e integridade de Portugal, é a adoptada pela República instaurada pela Revolução de 5 de Outubro de 1910.

2. O Hino Nacional é A Portuguesa.".

Pessoalmente, tenho um entendimento abrangente na interpretação deste artigo e entendo que entre os Símbolos nacionais se devem considerar incluídos a Amália e, especialmente, o Eusébio.

E o nosso símbolo Eusébio foi hoje gravemente ofendido!

Numa visita de cortesia ao Presidente da República, o pobre e honesto Eusébio ofereceu um exemplar autografado da sua biografia "Eusébio, a Minha História".
Ou seja, uma prenda simples, mas que vale ouro.
Pois nessa troca de lembranças, o Senhor Silva ofendeu gravemente o símbolo Eusébio ao oferecer-lhe.... (se calhar é melhor sentarem-se...) (atenção, pasmem-se...)... uma foto sua autografada! Sua, do Silva, não do símbolo Eusébio!

Aqui está o pobre, apanhado em flagrante (reparem que, apesar da imensa desilusão, mesmo assim Eusébio mostra todo o seu sentido de humor ao fazer uma imitação da cara do Senhor Silva a rir):Além de ser de péssimo gosto (haverá alguém capaz de ter um sisudo Silva na sala, a vigiar permanentemente os seus movimentos?)... eh, pá, o homem acabou de sair de uma operação! Querem matá-lo do coração??!? Poupem-no!

Silva para a choldra, JÁ!
(relembro que "Quem publicamente, por (...) gestos (...) ultrajar a República, a bandeira ou o hino nacionais (...), é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias".
isto é um ultraje, pá, isto é um ultraje!

0 sorrisos: