sábado, 25 de novembro de 2006

O Estado pirata

O Estado pirata: uma visão diferente sobre a pirataria.

Vejo no jornal uma reportagem sobre os "esquemas" levados a cabo (ou sem fios...) pelos portugueses para não pagar algum dos serviços que utilizam:

- pessoal que aproveita a falta de conhecimentos informáticos do pobre vizinho que deixa a ligação do seu wireless aberta, para ter acesso à sua ligação de internet e ..."downloads" em seu nome;

- Num esquema mais rudimentar, os que fazem puxadas de electricidade, directamente dos postes públicos. Ou tirando a um vizinho mais distraído. Tudo para não (a)pagar (falar da luz deu-me esta BRILHANTE ideia para este lindo trocadilho...);

- Os que fazem cópias de jogos de computador;

- Os que "chipam" as consolas, o que as permite ler (e deixar jogar) os jogos copiados;

- Os que arranjam "tv boxes" que descodificam os sinais da tv por cabo, permitindo, assim, ter acesso a eles sem pagar mensalidade;

- E, entre muitas outras situações, há ainda os que sacam música, filmes, jogos e tudo e mais alguma coisa da net. Sem pagar, claro.

É óbvio que as empresas de cada uma das áreas afectadas andam, cada vez mais, em cima do acontecimento. E surgem, a cada dia, mais e melhores meios de evitar as cópias. Mas, no mínimo à mesma velocidade, surgem novas ideias para dar a volta à situação e novos esquemas, também cada vez mais engenhosos, para continuar a copiar sem pagar.

Aparece, então, a figura do Estado, dando uma mãozinha às Empresas, "patrocinando" legislação "à medida", como, por exemplo, a que determina a aplicação de coimas e ameaçe com penas de prisão para quem use tais esquemas.

Ou seja, dá com uma mão e tira com a outra.

Sim, porque o Estado é o único culpado da situação actual.

Duvidam?
Ora digam lá: Qual é a primeira coisa que o Estado nos ensina a fazer?......
A ler e a escrever, não é?!?
Pois é!

E,... assim que sabemos ler e escrever, o que é que o amigo Estado nos põe a fazer? Ditados e... cópias! Cópias, senhor, cópias!!!!

0 sorrisos: