sábado, 12 de janeiro de 2008

Estatística sobre a má-educação

Ponto prévio: Após este post, durante algum tempo não vou voltar a referir o tema futebol neste blog, sob pena de este começar a parecer-se com o programa "Liga dos Últimos" ou coisa do género.

Feita a explicação, vamos à notícia futebolística: os 3 jornais desportivos nacionais publicavam ontem excertos de uma entrevista de Rui Costa, na qual este, falando de José Veiga, antigo Director do Benfica, dizia "VEIGA CUSPIU NO PRATO (onde comeu)".

Não vou escrever aqui em futebolês, explicando as técnicas e as tácticas para bem escarrar no prato. Nem se se deve cuspir mais em jeito, se em força.

O que fica é que cuspir no prato é uma falta de chá, de educação.

Mas isso, não é de estranhar. Os portugueses são, EM REGRA, muito mal-educados.

Querem outro exemplo?

Aqui vai: ontem, enviei
1070 mensagens a contactos do Hi5; e
218 emails para a minha mailing list (constituída única e exclusivamente por pessoas que solicitaram para lá figurar).
Nesse email dizia praticamente só que fazia anos. Que era o dia do 5º Aniversário dos Sorrisos em Alta.
Não pedia prendas, não solicitei comentários no blog, não mendiguei palmas ou agradecimentos, não pedi nada. Só disse que fazia anos.
Ora O MÍNIMO que se deve fazer quando alguém faz anos é dar-lhe os parabéns. Digo eu...

Pois querem saber qual a reacção a essas minhas 1288 manifestações de euforia por fazer anos? Sei que não querem saber, mas vou dizer na mesma:

Uma (UMA!!!) pessoa telefonou-me a dar os parabéns (obrigado, Smash!) .
Uma (UMA!!!) outra pessoa, além de pôr 2 (DOIS!!!) comentários no aqui no blog, sobre este assunto, ainda teve o trabalho de fazer um acalorado elogio no seu próprio blog (thanks, Chico!!!)
Significa isto que são apenas 2 as PESSOAS EXCEPCIONALMENTE BEM-EDUCADAS. As que representam, apenas, uns míseros 0,16% do total.

5 outras pessoas colocaram um comentário no blog sobre esse assunto.
Mais 1 enviou-me um email.
No hi5, 2 deram-me "fives", outras 2 puseram comentários no meu perfil e 3 deram "fives" ao mesmo tempo que puseram comentários no perfil.
Temos, portanto, 12 PESSOAS BEM-EDUCADAS, que representam somente 0,93% do total. Ou seja, não são nem 1%.

Já 1274 pessoas não disseram rigorosamente nada. A sua única reacção foi o silêncio.
De realçar que entre elas se encontra a minha própria família e a minha cara-metade.
Temos, portanto, 1274 PESSOAS MAL-EDUCADAS, representando uns demonstrativos 98,91% do total.

Embora tudo isto tenha sido feito através dos novos meios de comunicação, facilmente consigo imaginar isto na vida real.

Seria qualquer coisa como isto:

Vou na rua. Aparece um amigo.
Eu - Bom dia! Tudo bem? Olha, faço anos!
Ele - Então e o nosso Benfica?

Aparece outro amigo

Eu - Viva! Estás bom?
(desenvolvo a conversa). Alguns minutos depois...
Eu - Olha, é verdade, faço anos!
Ele - Então e diz que o aeroporto sempre vai para Alcochete?

Nisto, telefona a minha mãe.
Ela - Então, filho, está tudo bem contigo?
Eu - Está sim, obrigado, mãe. E contigo?
Ela - Também, obrigado. Olha, querem vir cá jantar?
Eu - Olha, calha mesmo bem, é que faço hoje anos, mãe!
Ela - Ah, lembrei-me agora que tinha combinado uma coisa importantíssima. Ir ao cinema ou regar o quintal ou qualquer coisa... falamos depois, tá? Beijinhos. (pi pi pi pi piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii)

E assim, repetidamente, mais 1271 vezes ao longo de um mesmo dia!

17 sorrisos:

rita rente disse...

entao parabens!

Sorrisos em Alta disse...

Então muito obrigado, bem educada (mas atrasada...) Rita!

chiconline disse...

Para aumentar a estatística mais um pouco: PARABÉNS!!!


Brincadeiras à parte sei como isso é lixado pois passei pelo mesmo à uns meses atrás, e tens toda a razão em ficar chateado, estou contigo e junto-me à causa.

Abraço

Pacanherros disse...

Tipo, mas eras tu que fazias anos ou era o blog? É que se era o blog, tá explicado: não gostam do blog.

Ah, as mensagens no hi5 não costumam ser lidas... Conheço poucos que o fazem, os que não lêem dizem que é porque mandam sempre aqueles ciclos da amizade estupidos nos quais nao se pode quebrar a corrente...


Ainda assim, parabéns pá!

Miguel disse...

um dos melhores post que li, não porque mete matemática ao barulho (gostei do arredondamento ás centésimas lol) mas também porque espelha um bocado aquilo que passa no nosso país...

e falo por mim e contra mim também.. andamos um bocado comodistas :S lol

já te dei os parabens mas mais uma vez não custa :)

bom fim de semana :)

LopesCaBlog disse...

Estou a ler que tiveste um dia de anos difícil.
Eu compreendo-te a mim já me aconteceu cenas dessas.
Foi a primeira vez que cá vim mas vou voltar...

Parabéns ;)

Tita disse...

pa, q mau humor!!lol

Bem, se queres que te seja sincera, desejar os parabens éo pior que posso fazer a alguem. Primeiro porque se envelhece e dpois pk no meu ultimo aniversario coisas horriveis aconteceram!

Sorrisos em Alta disse...

Chico,

Pela tua saúde, espero que a tua namorada não leia o meu blog.

Mas desejo-te as maiores felicidades nessa tua nova relação com a causa!

Não tenho nada a ver com isso, mas se ainda agora se conheceram não é perigoso juntarem-se já? Diverte-te antes um tempo, para ver o que a coisa dá...

;o)))

Grande abraço

Sorrisos em Alta disse...

Pacanherros,

Nem uma coisa nem outra. O blog tem apenas dois anos emeio, eu tenho um bocadito (mentalmente muito) poco mais que 5 anos.

Parece complicado, mas quem faz os 5 anos são os Sorrisos em Alta, uma instituição que ultrapassa o blog e me transcende a mim.

Quanto ao teor deste post, como de todos os outros... não era para levar a sério!

;o)

Abraço e obrigado de novo

Sorrisos em Alta disse...

Miguel,

Uma vénia de agradecimento. É bom ler isso.

Um óptimo fds para ti também

Abraço

Sorrisos em Alta disse...

Lopesca,

Contrariamente ao que possas pensar, tive um óptimo dia.

Reiterando o que já escrevi aqui em cima, pouco ou nada deste blog deve ser levado (muito) a sério.

Obrigado pela visita (e pelos parabéns). Vou já tratar de "linkar" o teu blog e prometo retribuir a visita.

Sorrisos em Alta disse...

Tita,

Ainda não viste nada sobre o meu mau humor! Neste, até estava EXTREMAMENTE bem disposto!
;o)

E não é por dares (ou não) os parabéns que a outra pessoa envelhece. O último pode ter corrido mal, mas vais ver que o próximo te recompensa.

E... eu sei de coisas muito piores (do que dar os parabéns) para fazer aos outros.
Queres umas dicas? :o)

chiconline disse...

Sim é melhor ir com calma, beber apenas uns copos e tal primeiro, vou seguir o teu conselho. Se não fosses tu provavelmente faria asneira ao juntar-me com a causa, ontem conheci a mãe dela... e fiquei com medo da criatura.

Sorrisos em Alta disse...

Ah, mas ias-te juntar com as duas?????
;o)

chiconline disse...

Uma de cada vez... uma de cada vez...

hencus disse...

Parabens pelos 5 anos de iniciativa...venham mais :)

Sorrisos em Alta disse...

ncus,

obrigado!

espero que não tenhas perdido nenhuma "rodada", ao escrever aqui no blog! :o)

Abraço e obrigado pela visita