quarta-feira, 19 de setembro de 2007

25 anos a sorrir

Não se deixem enganar pelo título deste post.

Os Sorrisos em Alta não fazem 25 aninhos. Quem escreve já tem idade para ser avô, mas os Sorrisos em Alta ainda são uma criança.

Também não fiquem a pensar que só depois do 25 de Abril é que as pessoas começaram a sorrir (bem, e daí...).

Para não prolongar o suspense... FAZ HOJE 25 ANOS QUE FOI CRIADO O POPULAR "SMILEY"!

Smiley esse que adoptámos (e adaptámos) para nosso logotipo.

Por isso, porque somos todos sorrisos, porque este blog não tem que ser (só) palhaçada e porque um bocadinho de cultura não faz mal a ninguém, levanto um pouco o véu da curta história desta simpática personagem (até para alguns não continuarem a pensar que o "Smiley" nasceu no meio da onda "Acid-House").

Para tal, deixo aqui já o meu máximo respeito e parabéns ao Prof.Jorge Martins Rosa, Docente de Ciências de Comunicação na FCSH-UNL que hoje, no suplemento P2, do Jornal Público, através de um artigo sobre o tema, me deu a inspiração para esta singela homenagem.

Acreditem ou não (eu não vos posso garantir porque o homem já não está entre nós), apesar dos "apenas" 25 anos do ;o), a sua origem estará quiçá no séc. XIX, no qual o poeta francês Alcanter de Braham, terá sugerido que se criasse um "ponto de ironia".

Isto na sequência do que já se defendia, há muito, de que se perdia expressividade quando se passava da escrita à oralidade.

A sua forma original, adoptada da ideia do escritor americano Ambrose Bierce, era qualquer coisa como isto: "\_/!"

E foi então, há 25 anos, que, num fórum de ciência da computação, surgiu a proposta que viria avencer e a criar o nosso amigo Sorriso (Smiley)!

1 sorrisos:

Anónimo disse...

Parabéns Mr. Smiley!