quarta-feira, 25 de abril de 2007

Vidinhas tristes

Deve ter aberto, há cerca de 50 minutos, ao trânsito, o famoso Túnel do Marquês, em Lisboa.

À tarde, às 16 horas, já havia sido aberto aos peões.

Acreditem, ou não (e os dados são fornecidos pela polícia), meia hora depois da inauguração, mais de 10.000 pessoas circulavam no interior do túnel!

O que é que leva a que mais de 10.000 alminhas decidam perder o seu feriado a passear num túnel???
Podiam ter ido assistir a uma das milhares de manifestações culturais espalhadas por toda a cidade e arredores, sobre a Revolução de Abril. Pois podiam.
Podiam ter aproveitado para visitar as muitas feiras do livro, a preços acessíveis. Também podiam, também.
Estava bom tempo e podiam ter ido para a praia. Ah, pois podiam.
Ou podiam ter simplesmemte ficado em casa.
Ou ido apanhar ar puro.
Mas não. Mais de 10.000 pessoas não encontraram melhor maneira de gastar o tempo livre do seu feriado do que vestir um fato-de-treino (ou a melhor roupa) e ir passear para o interior de um túnel, a ver alcatrão e cimento.

Ele há vidinhas muito tristes.

Sobre o túnel, já quase tudo se disse: a duração da obra, os acidentes verificados na sua construção, a sua extensão, quantos azulejos tem, as polémicas, as críticas, etc.

Só algo não foi ainda revelado. Muito pouca gente sabe, mas o homem que está por detrás disto tudo é, nem mais nem menos, que o engenheiro Fernando Santos.

É verdade, esta grande obra da engenharia tem a mão do treinador do Benfica.

Não propriamente a mão, pois o engenheiro não desenhou o túnel, mas mais concretamente a cabeça.

Calma, Fernando Santos também não idealizou a obra.

Então, o que tem a o Túnel do Marquês a ver com o engenheiro Fernando Santos? Tudo.
Fernando Santos foi a fonte de inspiração para os autores do projecto.

A concepção desta grande obra acaba por ser resultado de uma grande... obra do acaso!
Por motivos ainda não completamente esclarecidos, os resultados de algumas análises clínicas de rotina feitas por Fernando Santos acabaram por ir ter às mãos dos projectistas.

Os TAC's, Raios-X, e outras análises feitas à cabeça do Engenheiro Fernando Santos acabariam por inspirar a concepção final do projecto.
Os projectistas ficaram absolutamente fascinados com o túnel de vento que se cria na cabeça de Fernando Santos durante os jogos do Benfica. Um gigantesco poço de ar, com descidas acentuadas... de raciocínio.

O resto, foi fácil. Foi só imaginar que aquele enorme vazio podia ser utilizado para fazer passar informação.
Depois, foi só ampliar o esquema e colocar veículos no lugar da informação.
Simples, não é?

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