terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

A origem do SPAM

SPAM é a designação universal atribuída a mensagens de correio electrónico enviadas em massa, sem o prévio consentimento do destinatário, para vários endereços em simultâneo, sendo quase sempre de teor comercial e publicitário.

Originalmente, SPAM, foi o nome dado a uma marca de presunto picante (Spieced Ham) enlatado fabricado por uma empresa norte-americana que vende o produto desde 1937. É curioso como o nome de uma marca de comida enlatada se tornou sinónimo de uma das piores pragas da Internet.

Tudo se explica quando o grupo de comediantes Monty Python, num sketch de televisão "Monty Python's Flying Circus", na década de 70, encena uma cena surreal num restaurante em que todos os pratos do menu incluíam SPAM.
A empregada de mesa descreve aos clientes os prato, repetindo a palavra "spam" para sinalizar a quantidade de presunto que é servida em cada prato. Enquanto ela repete "spam" várias vezes, ouve-se um coro de Vikings cantar uma canção, cuja letra se reduzia praticamente à palavra "spam". Naquela cena, "spam", era algo não desejado, que estava em todo o lado e dificultava a comunicação.

Assim, alguns utilizadores começaram a relacionar a irritante e repetitiva música "spam", com as mensagens também irritantes e repetitivas que bombardeiam as nossas caixas de correio electrónico mandadas por alguns utilizadores que anunciam produtos ou ideias. Assim, entre o SPAM dos Monty Python e o SPAM que diariamente invade as nossas caixas do correio, só existe em comum o exagero e a insistência.

Nada melhor que ver o video:


NR- O seu a seu dono: Este texto não é nosso. Foi recebido por email, sem indicação do autor, e apenas foi optimizado pelos Sorrisos em Alta.

0 sorrisos: