terça-feira, 16 de janeiro de 2007

A Bêbada Maya

Na mesma madrugada em que Luisão, o jogador do Benfica, era apanhado numa operação stop com sangue no álcool, também a astróloga Maya foi apanhada a conduzir com uns copitos a maisSe ela própria brinda a isso na capa do jornal "24 Horas", quem sou eu para a criticar?

Para além do álcool, ainda há poucos dias Maya foi acusada, por Mário Esteves, o último dos ex-namorados conhecidos de Elsa Raposo, de só conseguir fazer a rubrica "Tertúlia cor-de-rosa", do programa "Fátima", da SIC, quando encharcada em comprimidos.

Para mim, também não são os comprimidos o cerne da questão. Nem a mistura explosiva deles com o álcool.

Que mostre a todo o País que conduz com os copos, é lá com ela. Que tome comprimidos como se não houvesse amanhã, também.

Mas a Maya é uma figura pública, uma taróloga de referência. E há, neste País, muitos pobres de espírito que, inocente e mentecaptamente, seguem as suas sugestões.

E, para mim, é precisamente aqui que está o problema.

Como podem ver no recorte acima (e ler no desenvolvimento da notícia), Maya foi apanhada com 0,62 g/l, mas acha que tinha 0,42 g/l.

Um margem de erro grande, mas mesmo assim não tão gigantesca como os erros nas suas (outras) previsões.

Até acredito que ela tenha um dom de prever. Mas, com o álcool, é bem mais difícil.

Será que não conseguem facilmente imaginar esta cena?:

"Maya, no seu local de trabalho cobra uma fortuna por uma consulta a uma pobre mãe de uma numerosa família que acaba de gastar, quiçá, o ordenado mensal para saber o que é que os astros reservam para a sua pobre família.

E a Maya: ehhhhhhhhhh...........ehhhhhhhhhhh...bem.....isto...(hic)...eh pá... mas você não bebe nada? Tá com cara de assustada, m'lher!
Tenha calma q'isto não dói nada! (hic)... (glup glup glup - mais três goladas no whisky)... bem....vamos lá tirar a sua cartita... ora bem..... a sua carta é o..... o... como é que ele se chama, caraças?... o sol! É isso, o sol! Não! Dois sóis! É isso a sua carta é o dois sóis!

(silêncio)

...ah tão lindos!....ohhhhhh.....buáááááá...ohhhhhhh, os sóis são tão lindos!!! (hic)

(glup, glup, glup)

Pronto é os dois sóis e isso significa...isso significa....mas você não bebe nada? (hic)..... ah...significa... ora significa... que....(hic)...você vai beber... perdão vai morrer.....(hic)...com duas pedras.... de gelo....(hic!)"

(burps) (arroto)

0 sorrisos: